Home / Cultura

CULTURA

Quadrinhos que aceleram a mente

Poucos quadrinistas possuem reconhecimento tão grande quando Frank Miller. Considerado um dos melhores desenhistas do ramo no mundo, é responsável pela criação e personalização de figuras conhecidas mundialmente e que ganharam notoriedade através das histórias em quadrinhos. Com mais de 30 anos de carreira, Frank Miller ganhou notoriedade através de personagens como Demolidor e Elektra. Também é responsável pelo roteiro, argumento e arte de “O Retorno do Cavaleiro das Trevas”,que traz o Batman como personagem central. Miller também é apontado como um dos primeiros a fazer HQs com conteúdo adulto, e por polêmicas ao ser acusado de lançar material que incita o ódio a muçulmanos.

Frank Miller nasceu na Irlanda em 27 de janeiro de 1957. Mudou-se para Nova Iorque para tentar a sorte quando tinha apenas 18 anos. Passou dificuldades durante três anos de vivência na metrópole, até conseguir um emprego na Marvel, famosa empresa do ramo de histórias em quadrinhos, responsável por nomes como Batman, Homem Aranha e X-Man. No início, Miller era uma espécie de faz-tudo. Pegava bicos e fazia os trabalhos que ninguém queria fazer. Viveu a época do boom dos quadrinhos, quando Jim Shooter era diretor da Marvel. Os traços de Miller caíram nas graças do diretor, que resolveu contratá-lo.

Demolidor


Personagem criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett, o Demolidor não vivia bons momentos na década de 1980. Segundo o canal Omeleteve, no Youtube, “A revista do demolidor era uma desgraça. Não vendia nada e as histórias eram bem medíocres”. Por algum motivo, Frank Miller tinha apreço pelo personagem, e pediu permissão ao diretor da Marvel para poder continuá-lo. “A primeira grande história de Frank Miller retratou o encontro do Homem Aranha com o Demolidor. A partir daí foi muito interessante ver o desenvolvimento do personagem nas mãos de Frank Miller”.

Sob os cuidados de um novo artista, logo o Demolidor tornou-se um sucesso de vendas. “Quando o Miller pegou o HQ pra escrever em 1981 não demorou pra fazer sucesso. Tanto que depois de três edições as vendas subiram tanto que a Marvel deixou de produzir o HQ bimestralmente e passou a ser mensal”. Vários elementos passaram a pontuados com a nova administração do HQ. Detalhes invadiram as personalidades dos protagonistas, e o público reagiu em peso.

Elektra


Foi através dos HQs de Demolidor sob o comando de Miller que surgiu sua primeira criação original. A personagem Elektra é uma das heroínas mais bem sucedidas da Marvel, e deu maior profundidade ao HQ do Demolidor. O momento da morte de Elektra é um dos mais lembrados por acompanhadores de histórias em quadrinhos da década de 1980. Ela foi perfurada pelo personagem Mercenário na edição 181 de Demolidor, em 1982. O quadro que mostra o sorriso do vilão ao executar a personagem é um dos pesadelos dos fãs, que na época pensaram ter perdido-a para sempre.

Pelo contrário. Elektra vem ressurgindo em inúmeras novas versões, releituras, histórias paralelas, desenhos animados e filmes de Hollywood. Recentemente ela tem aparecido em filmes de grande bilheteria. Teve destaque no filme do Demolidor, lançado em 2003, e protagonizou seu próprio filme em 2005. Apesar do sucesso, seus rumos não tem agradado o autor Frank Miller. “A Elektra é minha filha, eu a amo, mas é uma vadia e está andando com as pessoas erradas”, declarou Miller ao canal Omeleteve.


Últimos trabalhos


Distante dos anos 1980, a produção recente de Frank Miller não tem recebido tantas críticas positivas. Um exemplo é o quadrinho “300” transformado em filme em 2007. Miller foi chamado de fascista por levar aos quadrinhos a ideia de descarte que se fazia dos deficientes físicos na sociedade espartana. Outro lançamento polêmico do autor veio em 2011, com a revista ilustrada ‘Holly Terror’ (Terror Sagrado). A ideia original era ter o Batman como personagem principal, mas devido ao teor sangrento da história, a participação do astro não foi autorizada. O extermínio de muçulmanos em Holy Terror fez com que o trabalho fosse chamado de lixo até por fanáticos do trabalho de Miller.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias