Home / Cultura

CULTURA

I’m Batman!

Um símbolo tem muito significado no mundo contemporâneo. A logomarca da Apple, por exemplo, é quase um hieróglifo dos mundos modernos. Certo é que valorizamos muito essas imagens de forma que muito das nossas vidas se conectam a ela. O morcego em preto e amarelo dentro de um círculo remete a uma gama de histórias do super-herói Batman. Muito se sabe da história do personagem, portanto aquela simples imagem já remete vários dizeres deste personagem. Mas isto só ocorre por conta da fama que o personagem atingiu ao longo dos anos, se tornando não só um dos principais heróis da DC Comics como também um verdadeiro símbolo da cultura moderna.

A história do Batman é conhecida em vários cantos do mundo. O jovem Bruce Wayne, filho único do casal Wayne, vê os pais serem assassinados a sangue frio quando ainda é pequeno. A família de Bruce é conhecida na região por controlar praticamente toda a cidade e ter grande poder aquisitivo. O sentimento de justiça se desenvolve em Bruce a partir daí até o momento em que ele decide se tornar um vigilante que tem como símbolo algo que ele mais teme: morcegos. Mas não é só a morte dos pais que motiva o jovem a seguir esse caminho escuro. Outro fator que motivo boa parte dos personagens a fazer o que fazem é o amor pela cidade fictícia de Gotham.

A cidade de Gotham é um verdadeiro despejo para onde os piores bandidos fogem. Comandada pela máfia por muitos anos a cidade dá espaço para que práticas do mais baixo nível aconteçam. O primeiro grande trabalho do Batman é justamente “limpar” a cidade e tirar ela das mãos dos vilões. Motivado pelo desejo de justiça pela morte dos pais, o Cavaleiro das Trevas enfrenta uma gama de toda sorte de criminosos a fim de salvar Gotham City. A saga de Batman contra os vilões rendeu grandes sucessos do cinema como Batman Contra Pinguim e Batman Begins, inclusão do personagem entre os membros do desenho da Liga da Justiça e mais recentemente a série Gotham que retrata os rumos que a cidade toma após a morte do casal Wayne até a consolidação do pequeno Bruce como Batman.

Adam West foi o primeiro ator a dar vida ao personagem do Cavaleiro das Trevas para a televisão, na série Batman de 1966, pela rede norte-americana ABC TV. A produção de meio século atrás era de baixo custo e hoje em dia é o que consideraríamos como “trash”. No cinto de apetrechos do herói havia, por exemplo, um spray anti-tubarão, entre outras peculiaridades. Entre os galãs do cinema que já deram vida ao Batman estão Christian Bale, Val Kilmer e Michael Keaton. O filme Batman estrelado por Keaton foi dirigido pelo aclamado diretor Tim Burton, conhecido por outras não menos brilhantes direções. O longa-metragem também trás Jack Nicholson no papel do vilão Coringa.

Vilões

Alguns vilões enfrentados pelo Cavaleiro das Trevas repercutiram tanto que ganharam uma notoriedade maior. Tão famosos quanto o herói, o Coringa e a Mulher Gato são exemplos destes personagens. Uma nova roupagem foi dada à Mulher Gato num filme em que a personagem é protagonista e além de ladra ela se torna heroína na luta contra uma grande marca de cosméticos. Pingüim também é um personagem notável, tendo atenção especial à construção de sua história durante o seriado Gotham.

Pingüim

O mais ilustre morados dos esgotos de Gotham City é Oswald Cobblepot, que se auto-intitula Cavalheiro do Crime. O gordinho dos esgotos já deu muito trabalho para o nosso herói. Uma alusão entre os homens poderosos, chefes da máfia, em seus trajes de gala é feita no personagem de Pingüim, remetendo aos pingüins imperadores.

O curioso personagem é extremamente sarcástico e a origem do que lhe teria acometido antes de se tornar o temido vilão varia bastante entre as séries, os quadrinhos e filmes. Houve uma época, entre 1960 em que o personagem teve de se tornar um pouco mais ameno, devido as normas do Código dos Quadrinho, mas na década de 1970 o personagem retoma suas raízes mais sombrias e sádicas de sua personalidade.

Outro peculiar vilão dos quadrinhos que ganhou vida no cinema é Charada. Amante dos grandes enigmas, o personagem não utiliza da força bruta para atingir seus objetivos, mas sim de jogos de estratégia e pressão psicológica sobre suas vítimas. Charada é irmão do também vilão o personagem Enigma, que dispõe das mesmas características.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias