Home / Cultura

CULTURA

Banda Chá de Gim lança disco de estreia

Foi através da comunhão entre quatro amigos que queriam viver de música, com letras certeiras em ritmos abrasileirados e da vontade genuína de compor, gravar e promover shows que os garotos da banda Chá de Gimlançam o disco de estreia ‘Comunhão’. Gravado entre junho e agosto com o apoio de diferentes prêmios e com a parceria de outros grupos de Goiânia, o álbum reitera a efervescência cultural que a Chá de Gim representa em suas melodias.

Formada em 2014 por Diego Wander (voz e percussão), Alexandre Ferreira (bateria), Bruno Brogio (voz e baixo) e Caramuru Brandão (voz e guitarra), o grupo traz muito da música brasileira, como o Samba e o Forró, ao lado do Rock e da Psicodelia. O resultado surpreende. Considerada pelo Jornal O Globo como um dos destaques e surpresas da atual música produzida em Goiás, a Chá de Gim surpreende pela rápida ascensão, tanto em relação ao público quanto na crítica musical.

chadegim2

Foram dois festivais que a banda venceu para que o disco pudesse ter sido gravado: o Festival Juriti de Música e Poesia Encenada, e o Canta Cerrado, produzido pela TV Anhanguera/Globo. “É legal perceber nos shows as pessoas que vão pra dançar. Isso é um diferencial nosso. O disco surpreende pela atmosfera, o tempero das percussões, a poesia e a crítica que fica no ar. O show também tem tudo isso, só que em chamas”, brinca o baixista Brogio.

Diferentes referências permeiam o Comunhão. Além de toda a sonoridade nordestina que a banda admite e abraça, a exemplo de Dominguinhos, Gonzagão, Alceu Valença e Jackson do Pandeiro, também é notável a influência de ícones dos anos 60 e 70, como Led Zeppelin, Pink Floyd e Beatles. “Outras referências vem de artistas que nunca se encaixaram em gêneros, como Tom Zé, Ave Sangria, Caetano ou Júpiter Maçã. Consideramos esse desencaixe algo desejável.”

Chá da manhã, tarde e noite

Oito canções ilustram o disco Comunhão: Maracujá, Samba Verde, Dropei, Baião, Cordeiro do Mundo, Benzim, A Benção e Zé. Para a capa do disco, os músicos convidaram a artista visual Lylia Damasceno para produzir um trabalho artístico que se encaixasse na atmosfera do disco. “Enviei o disco pra ela e disse "faz o que você sentir"”, conta Brogio.

Considerada como uma das cidades brasileiras com maior ebulição musical, Goiânia é palco para grandes festivais de música, a exemplo do Bananada e Vaca Amarela, que servem como janela de apresentação de bandas, como a Chá de Gim. “Nós tentamos fazer música sem fórmulas, ou então que cada música tenha sua própria fórmula que não vai se repetir em nenhuma outra canção”, finaliza o músico.

OUÇA O DISCO: 

https://www.youtube.com/watch?v=PvYnS5-B1s4&list=PL_CdFUrDtuWoemVfkauqaEYg3AsOV47bg

Tracklist ‘Comunhão’

  1. Maracujá
  2. Samba Verde
  3. Dropei
  4. Baião
  5. Cordeiro do Mundo
  6. Benzim
  7. A Benção

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias