Home / Cultura

CULTURA

Racionais volta a Goiânia em comemoração aos 5 anos do CRJ Goiás

Da assessoria

Racionais Mc’s sobe ao palco do Goiânia Arena no próximoamanhã (29) para uma comemoração especial: os 5 anos do Centro de Referência da Juventude (CRJ Goiás), espaço cultural em prol do movimento hip-hop e de assistência e integração social da juventude goiana. Ao lado dos gigantes do rap nacional se apresentam também os grupos de Brasília Guind’art 121 e Alibi. Além deles, os goianos também marcam presença com Soldados Suburbanos, Consciência Periférica, Boca Seca, Instrusos, OCR, TC Eletro Rock e Dj’s Arthur e Ruizão. Os shows começam a partir das 22 horas.

Os Racionais estiveram pela última vez em Goiânia em novembro do ano passado com a turnê dos 25 anos de carreira. Este ano, os Mc’s percorrem o país com o show Cores & Valore$, novo álbum da carreira lançado pela internet. A convite do CRJ e organizado pela ASA Produções e Simple Skateboards, os maior grupo de destaque do rap no Brasil volta a capital para mais um show inesquecível.

5 anos do CRJ

O Centro de Referência da Juventude de Goiás, organização sem fins lucrativos, foi criado em junho de 2010 e é considerada a maior ocupação cultural da juventude goiana de todos os tempos. Localizado no setor Vila Morais, há 5 anos jovens representantes do movimento hi-hop tomaram o antigo Hotel Tucano na zona Leste da capital, que estava desativado e há anos abandonado pelo poder público. Após muita luta, persistência e contrariando todas as perspectivas de um sonho, o espaço hoje revitalizado desenvolve trabalhos socioeducativos, de integração e assistência a jovens da periferia.

Pautados pelo movimento hip-hop e de resistência negra, o CRJ conta com oficinas gratuitas de arte-educação como Dj, Break Dance, Graffiti, Skate, Dança de salão, Violão, Capoeira, JiuJitsu, Teatro e perfomance, além de oferecer cursinho preparatório para o ENEM. As matriculas estão abertas e os cursos terão início no dia 10 de setembro. De natureza livre, todas os alunos recebem certificados de participação nas oficinas.

Recentemente, foi inaugurado um estúdio profissional de áudio e vídeo para lançamento de artistas goianos, biblioteca comunitária e um consultório odontológico para atendimento dos alunos e gestores envolvidos no projeto. E as atividades vão além. O CRJ possui atendimento jurídico, psicológico, psicopedagógico e de assistência social. Periodicamente, são realizadas palestras para juventude com temas importantes como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs e AIDS), discriminação racial e violência contra a mulher.

Atualmente, o CRJ conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás, OVG, Tribunal de Justiça (TJ-GO), Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Cultura, entre outras intuições privadas.

Para mais informações, acesse www.crjgoias.org ou pelo telefone: 62-3932-3905. Facebook: CRJGoiás

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias