Home / Cultura

CULTURA

Seduce lança Passeio Virtual 360º pelos museus estaduais

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai apresentar, pela primeira vez, o Passeio Virtual 360º pelos museus estaduais durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que será realizado de 28 de julho a 1º de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O recurso tecnológico permitirá ao público visitante conhecer de perto cada um dos espaços que compõem o circuito museológico goiano.

O Passeio Virtual 360º será exibido em um grande painel composto por 9 televisores de 42’, que irão projetar uma imagem única de 4 metros de largura por 2,5 m de altura. O material foi preparado em conjunto pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico e pela Superintendência de Acompanhamento de Programas Institucionais. As equipes das duas Superintendências visitaram os seis museus registrando cenas e detalhes do acervo de cada um.

Como o congresso é internacional e deve atrair pesquisadores de todo o mundo, a superintendente de Patrimônio Histórico e Artistico, Tânia Mendonça, ressalta que a Seduce terá uma oportunidade única de divulgar o rico acervo desses espaços culturais e históricos.

O arquiteto Marcílio Lemos, diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e coordenador do Núcleo de Museografia da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico, explica ainda que os telões também exibirão filmes e vídeos das grandes manifestações culturais, folclóricas, religiosas e turísticas de Goiás, como, por exemplo, as Cavalhadas de Pirenópolis. “Como cultura e turismo se entrelaçam, esse material passa a ser um maravilhoso canal de divulgação de nosso Estado”, diz ele.

Material informativo

No estande os visitantes também receberão material informativo de várias ações culturais da Pasta. Entre eles estão folders do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que promove constantemente dezenas de atividades para o público, e dos seis museus que compõem o circuito museológico do Estado de Goiás: Museu Ferroviário de Pires do Rio, Palácio Conde dos Arcos (Cidade de Goiás) e ainda os museus da Imagem e do Som (MIS), Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga e do Museu de Arte Contemporânea (MAC), estes quatro últimos na Capital

Evento

Considerado um dos maiores eventos da área no País e organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o congresso deverá reunir mais de 6 mil pessoas e foi oficialmente aberto pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, ontem (28), às 18h30. O governador Marconi Perillo, o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, e diversas outras autoridades políticas confirmaram presença.

Hoje (29), às 14h, o ministro participa também de mesa-redonda com o tema “Desafios e Perspectivas da Política de Saúde no Segundo Governo Dilma”. Logo em seguida, Chioro visitará os estandes da Seduce e da Secretaria de Estado da Saúde que estarão juntas no evento.

Confira a programação completa do 11º Congresso Internacional de Saúde coletiva no site: www.saudecoletiva.org.br/programacao/index_programado_completo.php.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias