Home / Cultura

CULTURA

Projeto Canto na Comunidade leva música a Pirenópolis

O projeto Canto da Comunidade, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), apresenta esta semana três atrações musicais no Teatro Sebastião Pompeu de Pina, em Pirenópolis.

Nesta quinta-feira, 2/7, às 20 horas, tem show com Victor Batista. Na sexta-feira, 3/7, o espetáculo é com o músico João Marcelo, às 19 horas, e às 20 horas, com a Banda Phoenix.  O cantor João Marcelo volta ao palco no sábado, às 10 horas.

O Canto na Comunidade é uma extensão do Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis. A iniciativa tem como objetivo fomentar as ações culturais locais do município após o término do evento e estender atividades à comunidade pirenopolina nos meses subsequentes ao festival.

Durante seis meses, serão realizadas ações de fomento da cultura e economia local, em parceria com a Seduce, prefeitura de Pirenópolis e a Ideia Ambiental e Cultural.

No Canto da Comunidade serão realizados projetos locais que tenham em sua essência a criação e circulação da arte musical em Pirenópolis. A avaliação e seleção dos projetos serão realizadas por curadoria composta por representantes da Seduce, Ideia Cultural e Ambiental e prefeitura de Pirenópolis.

 Atrações

Victor Batista é cantor, compositor, arte-educador e violeiro autodidata. Trabalha com a formação de crianças, jovens e adultos na região de Pirenópolis, onde reside atualmente. Mineiro de nascença, já percorreu vários Estados do Brasil e no exterior em projetos culturais com três CDs autorais. O mais recente deles, intitulado Manchete do Tico-Tico, foi indicado como melhor cantor regional pelo Prêmio da Música Brasileira 2014.

Foto divulgação - Victor Batista

O cantor João Marcello também é mineiro, mas criado em terras goianas. Possui três CDs gravados, além de participações em obras de outros artistas, festivais e programas de televisão. Trabalhou como produtor de jingles publicitários, sendo algumas de suas criações premiadas internacionalmente. Seu primeiro CD Adorai, lançou seu nome como uma das grandes promessas para o cenário gospel católico nacional e fez com que duas de suas canções, Adorai e Perfeição, fossem incluídas em uma coletânea da gravadora Som Livre.

Foto divulgação - João Marcello

Criada em 1893, a Banda Phoenix é o primeiro conjunto musical fundado em Pirenópolis. Regida pelo maestro Aurélio Afonso da Silva, a banda está presente em grande parte das manifestações que ocorrem no município, entre elas Festa do Divino, alvoradas pelas ruas da cidade, novenas, cortejo imperial e nas tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias