Home / Cultura

CULTURA

Melhores bandas de rock da história

O dia 13 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock, data escolhida em homenagem ao Live Aid, um super evento que aconteceu no dia 13 de julho de 1985. Em comemoração a esta data, selecionamos as melhores bandas de rock da história. Confira a lista:

1. The Beatles 

Foi uma famosa banda de rock britânica dos anos 60. Formada por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).  No início, a banda seguia uma linha do skiffle e do rock and roll da década de 50. Mais tarde, a banda assumiu diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico.


https://www.youtube.com/watch?v=Jbt8oH5Lxto

2. Led Zeppelin 

A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham e foi formada em Londres em setembro de 1968. Com o seu som pesado de guitarra, e o som de blues rock de seus dois primeiros álbuns, o Led Zeppelin é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do hard rock e heavy metal


https://www.youtube.com/watch?v=9Q7Vr3yQYWQ

3. Pink Floyd

É uma banda inglesa de rock progressivo formada em 1965, sendo uma das mais influentes do gênero em todos os tempos. A banda, formada originalmente por Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett, tinha como estilo um som psicodélico e muito introspectivo. O som do grupo, porém, sofreu algumas mudanças ao longo do tempo, principalmente depois que Barrett saiu da banda, dando lugar ao guitarrista David Gilmour.


https://www.youtube.com/watch?v=YR5ApYxkU-U

4. Queen 

Banda britânica de hard rock formada em Londres em 1971, originalmente composta pelo vocalista Freddie Mercury, o guitarrista Brian May, o baixista John Deacon e o baterista Roger Taylor. Essa formação permaneceu inalterada durante toda a trajetória original do grupo, que acabou com a morte de Mercury em 1991 e a posterior aposentadoria de Deacon, em 1997; porém, ocasionalmente, May e Taylor se reúnem a outros músicos para dar prosseguimento ao grupo.


https://www.youtube.com/watch?v=f4Mc-NYPHaQ

5. Ramones 

Foi uma banda estadunidense de punk rock formada em 1974, considerada como precursora do estilo e uma das bandas mais influentes da história do rock. No início dos anos 1970 surgiam várias vertentes do rock nos Estados Unidos e no Reino Unido; o punk rock foi uma delas.


https://www.youtube.com/watch?v=OfIfzVf8t6E

6. Metallica 

Metallica é uma banda de rock e metal norte-americana formada em 1981 na cidade de Los Angeles. A formação do Metallica conta com James Hetfield, vocalista e guitarrista, Lars Ulrich, na bateria, e Dave Mustaine, guitarrista, que são membros originais do grupo, além de Robert Trujillo, baixista da banda desde 2003.


https://www.youtube.com/watch?v=Tj75Arhq5ho

7. The Doors

The Doors foi uma banda de rock psicodélico norte-americana formada em 1965 em Los Angeles, na Califórnia. O grupo era composto por Jim Morrison (voz), Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria). A banda recebeu influências de diferentes estilos musicais, como o blues e jazz.


https://www.youtube.com/watch?v=PECk9A-07Pw

8. The Police 

Banda inglesa de rock, formada pelo baixista e vocalista Sting, o guitarrista Andy Summers e o baterista Stewart Copeland. A banda, que teve influências do reggae, punk e do jazz, é considerada uma das melhores bandas da década de 1980 e gravou grandes sucessos, como "Roxanne" e "Every Breath You Take".


https://www.youtube.com/watch?v=OMOGaugKpzs

9. U2

A banda surgiu em Dublin, na Irlanda, em 1976 e é composta por Bono Vox (voz e guitarra), The Edge (guitarra e piano), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). Além do sucesso de suas músicas, o quarteto chama a atenção pelo envolvimento em causas humanitárias.


https://www.youtube.com/watch?v=XmSdTa9kaiQ

10. Van Halen

Banda de hard rock norte-americana formada em Pasadena, Califórnia em 1974. Foi fundada pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen, que mais tarde juntou o cantor David Lee Roth e o baixista Michael Anthony.

https://www.youtube.com/watch?v=mYMcSHzHqxA

11. The Rolling Stones

Banda de rock inglesa formada em 12 de julho de 1962, uma das bandas mais antigas ainda em atividade. Ao lado dos Beatles, foram considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas e que decisivamente influenciaram na música pop e nos costumes.


https://www.youtube.com/watch?v=iOUetwr3h04&list=PL11CC59281C5FDFB3

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias