Home / Cultura

CULTURA

25 anos sem Cazuza, o poeta exagerado

Há exatos 25 anos perdemos um dos maiores cantores brasileiros. O cantor e compositor Cazuza morreu no dia 7 de julho de 1990 depois de uma luta contra a AIDS, deixando 126 canções gravadas, 78 inéditas , 34 para outros cantores e muita saudade para os fãs.

Agenor de Miranda Araújo Neto, vulgo Cazuza, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 04 de abril de 1958. Filho de João Araújo, produtor fonográfico e da cantora Lucinha Araújo, cresceu envolvido em um grande meio artístico. Trabalhou na gravadora Som livre, que pertencia a seu pai, onde fez triagem de fitas de novos cantores e escreveu releases para divulgar os artistas.  Morou nos EUA e quando voltou, em 1980, seu amigo Léo Jaime o apresentou para algumas pessoas que se tornariam os seus maiores parceiros na sua carreira. Estava se formando a banda "Barão Vermelho", Roberto Frejat (guitarra), Dé (baixos), Maurício Barros (teclados), Gutti Goffi (bateria) e Cazuza como vocalista,  sucessos como “Pro Dia Nascer Feliz” e “Bete Balanço” estouraram.



Em 1985 Cazuza decidiu abandonar o grupo e se aventurar em uma carreira solo com o álbum "Cazuza". Sua carreira  foi muito bem sucedida, teve cinco discos em quatro anos e foi marcada com parcerias de Ezequiel Neves, Leoni, Reinaldo Arias e Roberto Frejat, seu amigo e parceiro desde a época do Barão Vermelho. Dentre seus sucessos musicais em carreira solo, destacam-se "Faz parte do meu show", "Brasil", "Exagerado", "O tempo não para" e "Ideologia".


https://www.youtube.com/watch?v=RhFAJUG1Idw

Em 1987 Cazuza descobriu ser portador do vírus da AIDS, passando por vários tratamentos. O cantor foi o primeiro artista brasileiro a confirmar publicamente seu estado de saúde, contribuindo para campanhas de conscientização sobre a doença. Uma revista de porte nacional explorou o estado de Cazuza, publicando em sua capa uma foto mostrando as consequências desastrosas que a doença provoca na aparência das pessoas. Essa matéria teve uma repercussão gigantesca e provou uma discussão sobre a ética na imprensa nacional. A maneira com que o cantor lidou com a doença e com as críticas fez dele um símbolo de luta pela vida.

Cazuza morreu aos 32 anos por um choque séptico, causado pela AIDS, deixando uma legião de fãs e composições que nunca serão esquecidas.


Cazuza_AnaStewartAE-e1436190749814

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias