Cultura

Simone Leitão dá o tom no Concertos UFG

diario da manha

Simone Leitão dará ao público do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG) a oportunidade de passear pelos tons e suas dissonâncias através dos timbres de um piano alemão. A pianista interpretará canções de Beethoven, Ravel, Scriabin e Rachmaninoff.A apresentação com entrada gratuita faz parte do projeto Concertos UFG e será realizada no próximo domingo (28) às 11 da manhã.

Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, a mineira Simone Leitão, nascida em 1970, é uma das pianistas brasileiras mais atuantes do momento. Ela é conhecida por sua performance intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e personalidade, mas também vem ganhando notoriedade por divulgar a música clássica brasileira no exterior através do projeto Brasil Classical Series.

Simone Leitão é irmã da Mirian Leitão, uma das mais notáveis comentaristas de economia no jornalismo brasileiro, e tem destaque similar no meio da música erudita. A pianista  mantém uma agenda internacional movimentada e passa pelas principais casas de espetáculos anualmente, entre elas o Carnegie Hall (Nova York), a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), a Gewandhaus zu Leipzig (Alemanha) e a Sala São Paulo (São Paulo). No papel de solista, a instrumentista já esteve ao lado das orquestras Miami Symphony, Neojibá, Sinfônica Heliópolis, entre outras. Ela também já se apresentou sob a batuta dos maestros Eduardo Marturet, Ricardo Castro, Apo, Hsu, Daniel Guedes, e Luiz Fernando Malheiro.

Neste ano, Simone fará a segunda apresentação do projeto Concertos UFG, que está no quarto ano seguido. Até o final de 2015 haverá outras apresentações, que incluirá violoncelo, piano a quatro mãos e quarteto de cordas. A FR Incorporadora é uma das empresas apoiadoras do evento.

SERVIÇO

CONCERTOS UFG

Data: 28 de junho de 2015

Horário: 11 h

Apresentação: Simone Leitão, pianista

Local: Centro Cultural da UFG, Praça Universitária, Goiânia – GO

Entrada Franca

Comentários