Home / Cultura

CULTURA

Prato predileto dos brasileiros é o churrasco

Pesquisa feita em cinco países da América Latina (Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México), sobre preferências e comportamentos gastronômicos, revela um pouco a respeito do paladar e das práticas mais comuns dos latino-americanos.

Por aqui, o prato favorito é o churrasco, escolhido por 28% dos entrevistados brasileiros, seguido pelo sushi, com 17,5%. A tradicional feijoada ficou em terceiro lugar, com apenas 8,6% das menções. Considerando os cinco países, a culinária italiana é a preferida, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. O sushi é mencionado entre os pratos preferidos em quatro dos cinco países.

No que diz respeito ao comportamento,  os brasileiros são os que mais gostam de tirar uma foto para postá-la nas redes sociais.  Os brasileiros são também os mais flexíveis com o uso de celulares na mesa: somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países. Os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%); o Brasil tem o maior índice no quesito “pagar apenas o que se consome”, com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%.

Em ocasiões especiais como aniversários e outras comemorações, a maioria dos respondentes, independentemente de nacionalidade, planeja gastar por volta de R$115 por refeição para duas pessoas. Mexicanos são os que mais gostam de sair para comer: 86% responderam que comem fora pelo menos uma vez por semana, quando a média é 60%.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias