Home / Cultura

CULTURA

Saiba como se preparar para imigrar para os Estados Unidos

JOHNY CÂNDIDO [email protected]

Seja para fazer uma viagem turística ou para tentar uma nova vida em outro país, imigrantes brasileiros embarcam todo os anos para os Estados Unidos. Segundo o último Censo do IBGE, realizado em 2010, pouco mais de 490 mil brasileiros residem no exterior. Ainda de acordo com a pesquisa, entre os países mais procurados pelos brasileiros estão Estados Unidos, Japão, Portugal e Espanha.

Para quem quer imigrar é importante o preparo prévio. Além do passaporte, alguns passos são fundamentais para garantir tranquilidade na viagem, sem surpresas. A advogada Ingrid Baracchini, especialista em vistos EB5, visto de imigração para investidores, e representante do escritório Rahbaran & Associates informa que o processo de imigração tem de ser preparado com antecedência, estudado adequadamente e contar com assistência profissional consistente para evitar ser barrado nas exigências legais dos países. A advogada oferece algumas dicas básicas para interessados em imigrar para os Estados Unidos.

Segundo a advogada, o primeiro passo é preparar-se financeiramente. “Para quem pretende fazer um investimento é importante ter um respaldo financeiro para iniciar a vida nos Estados Unidos, como comprar um imóvel ou alugar”, explica Ingrid. Para quem vai comprar ou alugar é importante verificar a casa ou apartamento antes de imigrar. “As casas americanas geralmente são bem grandes, porém, a maioria delas precisa de reforma. Encontrar uma casa em bom estado e com um bom preço, requer bastante pesquisa”, orienta a advogada.

Também é importante pesquisar onde quer e pode trabalhar. Ingrid Baracchini explica que a localização é de suma importância, pois, para quem já tem uma profissão é preciso verificar se a região escolhida necessita desse tipo de mão de obra ou se há oportunidades na área de atuação. “O risco de não fazer essa pesquisa prévia é acabar executando uma função da qual a pessoa não é especializada. Outra opção, para quem precisa da equivalência do diploma, é encontrar universidades que ofereçam descontos para greencard holders, que são muito mais baratas e auxiliam no processo”, conta Ingrid.

Para quem tem filhos, é importante procurar escolas para os pequenos. “Não são todas as escolas americanas que possuem Ribbon A ou tem esportes”, alerta a advogada. Encontrar as escolas adequadas para as crianças ou que possuam as características das escolas no Brasil é um trabalho árduo e precisa ser feito com cuidado.

Por fim, é importante aprender a cultura e a língua nativa. Se adaptar a uma cultura diferente nem sempre é uma tarefa fácil. Além disso, o imigrante deve aprender as leis e as regras sob as quais viverá e deverá respeitá-las como um bom cidadão residente.

Um dos caminhos para conseguir visto permanente nos Estados Unidos é através do EB5, que oferece rápidez para a imigração de investidores estrangeiros que desejam obter residência permanente nos EUA. O objetivo do programa é incentivar o investimento estrangeiro na economia dos EUA, dando a empresários estrangeiros – que investem em um novo empreendimento comercial na América – a oportunidade de viver, de estudar e trabalhar nos Estados Unidos.

A cada ano, o visto EB-5 separa 10.000 vistos para cida-dãos estrangeiros qualificados. A procura é intensa, porque é o meio mais rápido em relação às outras opções de visto. Além disso, o EB5 não tem exigências educacionais nem fluência em inglês, por exemplo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias