Home / Cultura

CULTURA

Festival Brasil Sabor movimenta 40 bares e restaurantes de Goiânia e Pirenópolis

Johny Cândido,Da editoria DMRevista

O Festival Brasil Sabor é conhecido do público goiano devido aos pratos exclusivos que são ofertados pelo evento e por reunir os melhores da gastronomia goiana. Em celebração aos 10 anos de festival, a Abrasel Goiás (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) promove este ano uma edição comemorativa do evento. De 14 de maio a 15 de junho, 40 bares e restaurantes de Goiânia e Pirenópolis oferecerão pratos exclusivos e a preços promocionais de até 50% de desconto. O público poderá conferir as ofertas e casas participantes no site: brasilsabor.com.br.

“Há dez anos invadindo as ruas e celebrando o Brasil”, este é o slogan da campanha do Brasil Sabor 2015 deste ano. O presidente da Abrasel Goiás, Rafael Campos Carvalho, explica a escolha desse tema para esse ano. “Neste último ano vivemos um momento marcado pelas manifestações populares, a partir disso trouxemos esses acontecimentos para constituir a identidade do evento. Através do encontro é possível propormos mudanças e imaginar novo cenário e a gastronomia, por meio dos bares e restaurantes cumpre esse papel de aglutinador da sociedade. Desta maneira a proposta de evidenciarmos a gastronomia como um ponto de encontro da sociedade e espaço democrático.”

Circuito gastronômico – Goiânia

Os pratos participantes prometem agradar a gregos e troianos, um verdadeiro passeio pela culinária nacional e internacional. Os restaurantes Celsin, Bendita Tapioca e Carne de Sol Caicó apostam nos sabores de nossa terra, com os deliciosos Brasileirinho (frango, batata, palmito empanado e arroz com alho e quiabo frito) , Lampião Arretado (purê de abóbora, com recheio de lombo suíno ou carne seca desfiada, queijo mussarela e caturpiry) e Panelinha de Carne de Sol do Cerrado (panelinha de carne de sol com um toque final de pequi). Já Café Nice e o restaurante Dali investem nos sabores internacionais, com pratos da culinária mexicana e espanhola com a deliciosa Manta Mexicana (arroz Mexicano, carne serenada com manteiga de leite e alho, hot sauce e mandioca cozida.) e Salmão Catalão (salmão assado com ervas finas).

Para os amantes de um bom corte suíno opções não faltam. O restaurante Cateretê investe no delicioso Baby Beef (Baby Beef na chapa acompanhado de arroz do Cerrado (com creme de pequi e castanha de baru) e farofa de banana com crisp de couve) e o Preferido da Diretoria (bife de ancho feito na chapa com crisp de cebola acompanhado de arroz piamontese). O Parilla Bar e Restaurante traz a saborosa Costela Premium (corte realizado na raça angus) e o Mangueiras traz para o cardápio o The Taste, uma irresistível picanha grill. A seleção de carnes vermelhas segue com o Big Contra Bacon, do Aerocaldo, o Suíno do Cerrado do Antônia Bistrô, Contra-filé Combinado do Caldos 24h, Lombo Zork do Trio Gourmet, Cupim Maturado ao Molho Ferrugem do Cantinho Frio, Maminha ou Lombo na Tábua do Pycanha na Tábua e para fechar a Picanha do Regra 3. As carnes brancas também têm espaço com o irresistível Frango Moreno, do Arvoredo e os peixes, Linguado à Pirangi do Peixinho, Envoltine de peixe e camarão ao molho aragosta do Thiosti e o Aquarius Chopperia com a Caranha Assada.

O Posto 15 traz o seu tradicional Petisco 15 (filé empanado, espeto de queijo coalho, batata palito, salsichinha, ovo de codorno e linguicinha frita). O Officina Grill inova com o Hambúrger de Cordeiro (Mini-hambúrger de carneiro ao molho (manjericão, tomates, hortelã e alecrim) e o Saccaria com o seu Bem Bolado (fraldinha assada com arroz de mostarda, bacon, manjericão, alho poro e ainda um medalhão de abobrinha recheado com farofa de amêndoas). O Cerrado Bar e Restaurante se apresenta com o prato da casa, Escondidinho do Cerrado (deliciosa massa de mandioca cremosa recheada com carne seca e queijos) e com chave de ouro, o República da Saúde com seu saboroso Risoto de Grana Padano com Camarões a Provençal. E os diferenciais do Brasil Sabor são a Pizza Maria Bonita, da À Moda da Casa e Ambrosia de Pote com Baru, do restaurante Rosas Cozinha e Sentimentos.

Pirenópolis

Uma das principais cidades turísticas de Goiás integra também o Festival Brasil Sabor. Pirenópolis, além de suas belezas naturais, ganha destaque pela sua gastronomia, sendo bem representada pelos bares e restaurantes que ocupam a Rua do Lazer e proximidades. O restaurante Bangkok incrementa o cardápio do Brasil Sabor com os sabores exóticos da culinária tailandesa, com o saboroso Arroz Frito Tailândes. O gostinho da culinária italiana fica por conta da Pizza à moda do Recanto, Espaguete de Abobora Cabotia do Mangiare Bistrô e o Risoto do Cerrado.

O Bom Começo se apresenta com o filé à parmegiana de camarão, exclusividade da casa. O delicioso Filé de Tucunáre Grelhado do Beco da Lua também faz parte da seleção saborosa do circuito. Pratos frios também tem lugares como a Cachapa de Milho do Pub – 40, Sanduíche especial de filé do Eco Freak, e o com o Trapiche Benedictus, com o seu delicioso Pão artesanal com Sardela. As carnes vermelhas ficam por conta do Buteko do Chaguinha e Origem Bar e Restaurante, com o Lombo Aromatizado com Laranja e Maminha Maturata de Sol. O Brasil Sabor também tem lugar para sobremesa, aposta do Pé di Café com sua incrível Empada de Chocolate.

RESTAURANTE PARTICIPANTE DO FESTIVAL – ROSAS COZINHA E SENTIMENTOS

O Rosas Cozinha e Sentimentos é o nome de um dos 40 restaurantes que participam do festival. E esse nome realmente nos instiga, afinal remete à amor de mãe, nos faz lembrar de comida caseira. Mas é notório um certo requinte nessas palavras, e para fazer jus ao nome e ao evento, o estabelecimento traz uma sobremesa que é o “carro-chefe” do restaurante, para o Festival Brasil Sabor. A Ambrosia com Castanha de Baru.

Essa sobremesa, realmente lembra aqueles almoços de domingo com toda a família reunida na casa da vovó. Estou falando de um doce feito de leite e ovos. É, é exatamente esse doce que você esta pensando, a Ambrosia.

Essa sobremesa é um espetáculo de sabor e quem vai nos falar melhor dessa delícia é  Rejane Danielle Borges, a sócia proprietária do restaurante Rosas Cozinha e Sentimento. “Essa receita vem de geração em geração da minha família. E levando em consideração a paixão do goiano por esse doce, eu e meus familiares resolvemos servir e produzir essa sobremesa que é feita por nós mesmos no restaurante”, explica.

“A nossa ambrosia é produzida todos os dias, para que nossos clientes possam ter a satisfação em comer esse doce de uma forma agradável e extremamente deliciosa. Pois o dia que o cliente chega e não encontra a ambrosia ele reclama”, conta Rejane.

Cursos de Capacitação

Em parceria com o Senac Goiás, será realizado durante o Brasil Sabor cursos de capacitação para os profissionais e empresários do setor de alimentação. Na lista de cursos, de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, Aperfeiçoamento para Garçom, Gestão da Qualidade no Atendimento e Gestão de Compras e Estoque.

Circuito Gourmet

Durante o período do Brasil Sabor, a Abrasel realizará em sua fanpage www.facebook.com/AbraselGoias, sorteios diários de presentes gourmet. Para participar basta curtir a fanpage e acompanhar os sorteios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias