Home / Cultura

CULTURA

Mensagens em absorventes espalhados pelas ruas

Mulher cria intervenção urbana inusitada para passar frases de reflexões feministas

Heitor  Vilela Da editoria DMRevista

Desde o último dia 8 de março, quando se celebra mundialmente o dia das mulheres, várias intervenções feministas surgiram ao redor do globo. Foi na mesma onda que uma garota, de forma independente, decidiu estender para mais de um único dia o tempo em que os debates a cerca das condições das mulheres é travado.
A moça não identificada, mora na cidade de Karsruhe, na Alemanha, e para chamar a atenção para a cultura machista generalizada em todo tipo de relações sociais em que vivemos, criou uma intervenção inusitada. A mulher espalhou centenas de absorventes, sem estar usados, com mensagens e reflexões feministas por todo canto da cidade.
A responsável pela ideia usou apenas o codinome Elonë e conta que decidiu criar as mensagens após ler um tweet que dizia: “Imagine se os homens tivessem tanto nojo de estupro quanto eles têm de menstruação” – a frase, inclusive, está estampada em uma das mensagens distribuídas por ela.
A ideia inusitada de espalhar frases do tipo, em postes e estações de metrô, chamou a atenção e fez tanto sucesso que algumas já foram compartilhadas milhares de vezes pelas redes sociais. A autora do projeto não se livrou das críticas de muitas mensagens menos simpáticas, mas garante que sua mensagem é de “igualdade, não de ódio para com os homens”.
As frases são simples e claras, e têm como objetivo ajudar a acabar de uma vez por todas a cultura do estupro, de culpabilização da vítima e, principalmente, da diferença de tratamento entre gêneros.
Confira alguns dos absorventes espalhados pelas ruas da Alemanha.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias