Home / Cultura

CULTURA

Debater e refletir

Quarta edição do Festival Cinema Pela Verdade começa hoje, no Auditório do Museu Antropológico da UFG

DA REDAÇÃO

Começa hoje, às 19 horas, no Auditório do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), a quarta edição do Festival Cinema Pela Verdade. Na abertura do evento será exibido o filme Osvaldão, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles. Após a exibição do longa haverá um debate com os professores convidados: Romualdo Pessoa e Ana Lúcia Vilela. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O Festival é uma mostra de filmes que retratam a Ditadura Civil-Militar, período marcante da história brasileira. O Cinema Pela Verdade tem como objetivo promover debates que provoquem reflexões sobre o tema, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o BNDES e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça.

Confira também a programação de outros filmes que serão exibidos nos dias 25 e 26 de março! Veja a grade completa:

Hoje

19h – Exibição do filme Osvaldão, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles.

Debate – logo após o filme com Romualdo Pessoa, um dos entrevistados no filme; e Ana Lúcia Vilela, professora de História da Arte e História do Cinema da UFG.

Sinopse – A vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia que virou herói entre o povo local, por conta de sua coragem e generosidade. Muitos até o consideram como um ser mítico. Uma visão não só da lenda ao redor do nome de Osvaldão, mas também de suas aventuras humanas. Vindo de uma família de ex-escravos, uma trajetória onde um jovem campeão carioca de boxe na década de 1950 se transforma em um dos principais guerrilheiros do país.

Amanhã

19h – Exibição do filme Em Busca de Iara, de Flávio Frederico.

Debate – Logo após o filme com Renato Dias, repórter investigativo e autor de diversos livros sobre ditadura; e Alcilene Cavalcante, professora de História da Arte da UFG.

Sinopse – Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg. Uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio.

Quinta-feira – 26 de março

19h – Exibição do filme Democracia em Preto e Branco, de Pedro Asbeg Debate – Logo após o filme com Tiago Zancope, historiador e integrante do GEHFUT (Grupo de Estudos de História e Futebol).

Sinopse – Durante o ano de 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido a grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.

Festival Cinema Pela Verdade

Quando: Dias 24, 25 e 26 de março

Onde: Auditório do Museu Antropológico da UFG (Avenida Universitária nº 1166 - Setor Universitário - Goiânia – Goiás)

Quanto: Entrada gratuita

Informações: Facebook – Cinema Pela Verdade

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias