Home / Cultura

CULTURA

Banda mineira Pato Fu vai estar em Goiânia para Festival Bananada

A banda de rock mineira Pato Fu vai estar em Goiânia no dia 15 de maio para o Festival Bananada 2015. O grupo divulgou as datas das próximas apresentações em seu site oficial. Eles estiveram em Goiás Velho ano passado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e no último natal do Shopping Flamboyant.

Nos últimos anos o Pato Fu esteve ocupado com projetos paralelos e chegou a fazer três turnês ao mesmo tempo. Eram os projetos Música de Brinquedo, Fernanda Takai solo, além de shows tradicionais da banda. Dessa vez será apresentada a turnê inédita do novo álbum 'Não Pare Pra Pensar'. É o primeiro trabalho com músicas inéditas desde o disco 'Daqui Pro Futuro' de 2007.

A banda foi criada em 1992 em Belo Horizonte com a formação inicial da vocalista Fernanda Takai, seu atual marido, o guitarrista John Ulhoa e o baixista Ricardo Koctus. Eles continuam tocando juntos até hoje. O trio abusava do uso de sintetizadores que compensavam a pouca quantidade de músicos. A voz suave de Takai unida ao som experimental foi comparado a banda Os Mutantes, no início da carreira do Pato Fu.

Entre as músicas mais famosas do grupo estão 'Quebrando os dentes', 'Made in Japan', 'Sobre o tempo' e 'Antes que seja tarde'. A versão de 'Ando meio desligado', composição de Rita Lee, foi abertura da novela 'Um Anjo Caiu do Céu' em 2001. Apesar de ainda explorarem sons eletrônicos 'esquisitos', a banda se aproximou gradualmente de um estilo mais pop e houve um maior destaque no vocal feminino.

Na próxima segunda (30/03) os integrantes do Pato Fu vão conversar com os fãs através do Livestream, tipo de 'conferência' de vídeo pela internet. No mesmo dia será lançado o novo clipe da banda produzido pelo projeto Around The World in 80 Music Videos, em que os produtores viajam pelo mundo gravando vídeos musicais em plano-sequência.

Curiosidades

O tecladista da banda Lulu Camargo foi o compositor, junto com André Abujamra, da trilha sonora de Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme, que contou com uma orquestra de mais de 26 músicos.

A revista Time já considerou o Pato Fu como uma das melhores bandas do mundo, ao lado do Radiohead, U2 e Portishead. Na época eles haviam lançado o disco 'Televisão de Cachorro'.

Recentemente o baterista da banda Xande Tamietti foi substituído por Glauco Nastacia, ex da banda Tianastácia. Ele foi o primeiro integrante a sair oficialmente do Pato Fu em mais de 20 anos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias