Home / Cultura

CULTURA

30 minutos de sono perdidos por dia pode engordar

Estudo da Weill Cornell Medical College, no Qatar, afirma que 30 minutos de sono por dia pode gerar aumento de peso e interferir no funcionamento do metabolismo.

"Embora estudos anteriores tenham mostrado que a duração do sono curto está associada com obesidade e diabetes, verificou-se que menos de 30 minutos por dia a menos de sono já é suficiente para ter efeitos significativos sobre a obesidade e resistência à insulina", disse em comunicado o principal autor do estudo, Shahrad Taheri , professor de medicina no Weill Cornell Medical College, em Qatar, em Doha. "Isso reforça as observações anteriores de que a perda de sono pode ter consequências metabólicas".

O estudo também mostrou que não adianta compensar o sono perdido na semana durante o fim de semana.

"A perda de sono é muito comum na sociedade moderna, mas só na última década percebemos suas consequências metabólicas", disse Taheri. "Nossos resultados sugerem que evitar o débito de sono pode ter benefícios positivos para o peso corporal e para o metabolismo", explicou citando o efeito da falta de descanso em um quadro de diabetes tipo 2, doença estudada pelos pesquisadores.

Os autores do estudo ressaltaram que os dados são importantes para tratar futuramente doenças metabólicas levando em consideração diversos fatores, inclusive a rotina de sono do paciente.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias