Home / Cotidiano

COTIDIANO

Traição: a grande ferida emocional

A traição faz praticamente parte da cultura em geral, no entanto, psicóloga afirma que a atitude pode gerar grandes feridas emocionais

Reprodução/iStock Reprodução/iStock

O tema traição tem sido pauta ao redor do mundo há muito tempo, porém, de alguns anos pra cá, ele tem sido mais pesquisado e colocado em evidência, principalmente nas redes sociais. Casos como o fim do relacionamento de famosos como Shakira e Piqué, Preta Gil e Rodrigo Godoy, Luisa Sonza e Chico Moedas, Joelma e Ximbinha nos levam a uma questão: por que há traição dentro de um relacionamento monogâmico?

Uma pesquisa da Radiografia da Infidelidade e Infiéis no Brasil, feita pelo aplicativo de relacionamentos Gleeden, 8 em casa 10 pessoas já traíram em relacionamentos monogâmicos no Brasil. Ainda segundo a pesquisa, os homens são os mais infiéis da relação, com um total de 91%. Já as mulheres contam com a porcentagem de 88%.

De acordo com a psicóloga Nádia Santana, quando se trata do ser humano, podem haver motivos singulares para cada um ou para cada relação.

"Nossa cultura incentiva a normalidade da traição masculina. As mulheres, talvez na busca de direitos iguais, podem trair. Tanto homens quanto mulheres estão absorvendo ideias sobre relacionamentos “líquidos”, passageiros. Há um incentivo em se afastar de pessoas tóxicas e, do jeito que é apresentado, todos são tóxicos. Então, as pessoas estão achando normal terminar ou trair, já que aquela pessoa não se encaixa no seu ideal", explica.

Ela afirma que "é que de modo geral as pessoas não se responsabilizam pela própria felicidade, atribuindo ao outro esse papel. Somado ao fato de as pessoas não se valorizarem, não terem autoestima, a traição fica sendo um caminho de buscar valorização em outros parceiros ou só no fato de ter o “poder” de conquistar outras pessoas".

Consequências da infidelidade

A infidelidade frequentemente resulta na quebra da confiança entre os parceiros. Recuperar essa confiança pode ser uma jornada difícil e demorada, e em muitos casos, ela nunca é completamente restaurada.

Tanto o parceiro traído quanto o traidor podem sofrer consequências significativas em sua saúde mental. Sentimentos de culpa, vergonha, ansiedade e depressão são comuns.

Em alguns casos, a infidelidade pode ter implicações legais, como divórcio, disputa de custódia de filhos e consequências financeiras

A profissional destaca que a traição pode causar grandes feridas emocionais, e pode se vivida como um trauma ou como uma agressão. E a dor e a ferida são maior ainda quando há mais confiança e dedicação no relacionamento.

"Na nossa sociedade, o traído é visto de maneira pejorativa: “corno”, o que faz com que ele se sinta sujo, errado. Isso tem vários prejuízos. Para quem trai, há também prejuízos, porque antes de mais nada a pessoa está traindo sua relação, sua escolha daquela relação. A culpa traz consequências emocionais. E quando há a perda da relação, em função de uma escolha equivocada, isso gera também sofrimento emocional", afirma a psicóloga.

Nádia explica que existem outros tipos de traição além da infidelidade sexual, pois cada relacionamento tem seu "contrato", mesmo que explícito.

Caso a pessoa faça algo que o outro considere uma traição, há sofrimento. Curtir uma foto pode ser uma traição. Insinuar uma possibilidade de estar com a pessoa que flerta com ela, pode ser uma traição. Entre outras tantas possibilidades. Nádia Santana

		Traição: a grande ferida emocional
Reprodução/Internet


Existem estratégias para reconstruir a confiança que foi diluída em meio à infidelidade?

A psicóloga afirma que "todo mundo erra, e que é possível reconhecer o erro e buscar caminhos de mudança".

"Ninguém tem a garantia que o outro não vai trair: seja um novo relacionamento ou alguém que já traiu. O outro não é responsável por mim; eu sou. Se conscientizar disso. Trabalhar essas verdades, pode levar a superação da traição", completa.

A infidelidade sexual é um tema complexo que afeta muitos relacionamentos modernos. Compreender suas causas e consequências é fundamental para lidar com esse desafio de maneira construtiva. A comunicação aberta e honesta entre os parceiros é frequentemente a chave para prevenir a infidelidade e para lidar com ela, caso ocorra, de uma maneira que promova o crescimento pessoal e a possível reconstrução da relação

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias