Home / Saúde

SAÚDE

Câncer: a saúde começa pela boca

O papel dos alimentos na prevenção contra o câncer, saiba como fazer escolhas saudáveis

Foto: Reprodução/web Foto: Reprodução/web

"A saúde começa pela boca", quem nunca ouviu ou leu essa frase? E é verdade. Tudo (ou quase tudo) o que consumimos afeta de maneira positiva ou negativa a nossa saúde. Uma das consequências negativas da má alimentação está ligada direta ou indiretamente ao câncer.

Atualmente, a sociedade é pouco preocupada com a saúde, e a relação entre alimentação e câncer é um tópico que merece atenção especial.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que, na última década, houve um aumento de 20% na incidência e espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos.

O biólogo e cientista alimentar Tiago Rocha afirma que o açúcar é perigoso à saúde e aponta que o consumo do produto no Brasil é o dobro do recomendado pela OMS.

“O açúcar é considerado o alimento que mais contribui para o desenvolvimento do câncer em todo o mundo. Segundo a OMS, o consumo diário recomendado para qualquer ser humano é de até 27 g de açúcar por dia, totalizando 10 kg por ano", diz.

"No entanto, a média de consumo de açúcar entre os brasileiros é de 54 kg por ano, o quíntuplo do recomendado pela OMS. O pâncreas humano não possui a capacidade de processar uma quantidade tão elevada de açúcar, o que pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo o aumento do risco de câncer", inteirou.

Além disso, o biólogo citou alguns alimentos que são frequentemente consumidos e que contêm quantidades significativas de açúcar.

"Por exemplo, uma bolacha salgada pode conter até 15g de açúcar. O suco de caixinha, que muitas vezes é dado às crianças, pode conter até 145 g de açúcar em apenas 1 litro. E uma única latinha de refrigerante pode conter em média 35 g de açúcar", exemplificou.

Alimentação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos alimentos estão associados ao processo de desenvolvimento do câncer, que afetam órgãos vitais como mama, cólon, reto, próstata, esôfago e estômago. No entanto, compreender como nossas escolhas alimentares podem impactar nossa saúde é o primeiro passo para uma vida mais saudável e livre de doenças.

Os especialistas advertem que certos alimentos contêm agentes cancerígenos em sua composição, e seu consumo deve ser evitado. Entre eles estão as carnes processadas, defumadas, curadas ou salgadas, como carne de sol, charque e peixes salgados, alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e bem como os embutidos, como salsicha, linguiça, mortadela e salame.

Além disso, as carnes grelhadas, devido à exposição à alta temperatura, podem formar substâncias cancerígenas. No caso do churrasco, a carne é impregnada pelo alcatrão, proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e com conhecida ação carcinogênica.

Outros fatores

Segundo a OMS, outro fator a ser considerado é o peso corporal. Pessoas acima do peso têm mais chances de desenvolver câncer e outras doenças graves. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta útil para avaliar o risco, onde um resultado maior indica sobrepeso e aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares e câncer.

Escolha saudável

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que, no entanto, não é apenas sobre o que evitar, mas também sobre o que priorizar em nossa alimentação. O segredo para uma boa saúde está no equilíbrio. Cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes são recomendadas. Grãos e cereais integrais, além de diminuírem o tempo de permanência de substâncias cancerígenas no organismo, trazem benefícios significativos para a saúde. Da mesma forma, leite e derivados desnatados são fontes importantes de nutrientes.

De acordo com o guia alimentar publicado pelo (INCA), alimentos cozidos ou assados devem ser priorizados em detrimento dos industrializados, e preparar sua própria comida sempre que possível é uma escolha mais saudável. Além disso, a hidratação adequada é essencial. A água desempenha um papel fundamental na absorção dos nutrientes e na desintoxicação do organismo, contribuindo para fortalecer nossas defesas, um copo d’água ou um copo de suco de fruta natural é mais saudável do que bebidas com açúcar e refrigerantes.

Curiosidade

Você já ouviu falar por aí na palavra 'Cancro'? Embora seja mais comumente utilizada em países de língua portuguesa como Portugal e Angola, no Brasil é mais frequente utilizar o termo 'câncer' para se referir a essa doença.

Em resumo, uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e carnes magras, aliada à moderação no consumo de alimentos processados e industrializados, pode desempenhar um papel significativo na prevenção do câncer e na promoção de uma vida saudável e equilibrada. Lembre-se, sua saúde está em suas mãos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias