Home / Cotidiano

COTIDIANO

Onda de calor se estende até sexta-feira, segundo Inmet

Previsão anterior era de calorão até quarta-feira, 15

Fernando Frazão/Agência Brasil Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a forte onda de calor, que atinge o Brasil, foi ampliada para sexta-feira, 17. O limite anterior era até quarta-feira, 15. O alerta de grande perigo segue para Goiás, Distrito Federal e mais 13 estados.

Antes, o alerta abrangia sete unidades federativas. Segundo o Inmet, essa notificação de sobreaviso acontece quando se prevê a ocorrência de um evento meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Em Goiânia, os termômetros ultrapassaram os 30ºC às 9h da manhã desta segunda-feira, 13. Goianienses relataram queda de pressão devido ao calor intenso.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), na terça-feira, 14, a região Oeste pode registrar 41ºC, e as regiões Norte e Sul, 40ºC. Não há previsão de chuva.

A capital tem previsão de máxima de 36ºC, no entanto, como existem ilhas de calor em Goiânia, a sensação térmica pode ser bem maior, principalmente nos bairros com grande concentração de edifícios e pouca arborização.

O Cimehgo divulgou dois alertas para a população

“Alerta 1: aviso de risco potencial a saúde da população em decorrência da onda de calor, que atingirão todas as regiões do Estado de Goiás.

Alerta 2: aviso de risco potencial a saúde da população em decorrência da baixa umidade relativa do ar em todas regiões do Estado de Goiás com índice em estado de Alerta’.”

Os estados com risco de calor intenso são:

Amazonas

Bahia

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Piauí

Rondônia

São Paulo

Rio de Janeiro

Tocantins

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias