Home / Cotidiano

COTIDIANO

Número de homicídios registra queda no primeiro trimestre do ano

Todos os índices de criminalidade violenta caíram em Goiás. Houve queda de 8,2% no número de homicídios e de mais de 32% nos roubos de carros, por exemplo

Imagem ilustrativa da imagem Número de homicídios registra queda no primeiro trimestre do ano

O número de homicídios em Goiás nos primeiros três meses do ano teve uma queda de 8,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, pelo menos é o que mostra os dados divulgados hoje, 27, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Além dos assassinatos, os números trazem também uma queda no roubo de carros em Goiás de mais de 32%.

De acordo com os números divulgados, os números mostram que houve redução no número de assassinatos, feminicídios, latrocínios (roubo seguido de morte), crimes contra o patrimônio, entre outros crimes. Por exemplos foram registrados no primeiro trimestre deste ano 270 homicídios, no mesmo período do ano passado, haviam o registro de 290 assassinatos. Até o momento foram 167 feminicídios contra 166 do ano passado; foram registrados três casos de latrocínio este ano (roubo seguido de morte) contra nove do ano passado, o que representa uma queda de 66,7%.

Os números divulgados mostram ainda que pelos menos 160 cidades em Goiás não tiveram registro de homicídio no primeiro trimestre do ano.

De acordo com o que foi divulgado, quando se leva em consideração os crimes violentos contra o patrimônio, em pelos menos 126 cidades a Segurança conseguiu zerar o ilícito. O número de roubos a transeuntes, sejam eles pessoas nas ruas, ou dentro do transporte coletivo teve uma queda de 25%. Conforme os dados divulgados em 2022 foram 3.129 roubos enquanto este ano foram registrados 2347 casos.

Roubos à residência e veículos também registram queda

Em 2022 foram registrados 427 roubos de veículos, este ano nos meses de janeiro, fevereiro e março, os dados mostram 289 casos, o que representa uma queda de 32,3%. Quando passamos a falar seja de crimes contra o comércio, no caso roubo, e roubo de residências, os dados divulgados, identificaram uma queda em ambos. Por exemplo no ano passado foram 244 roubos ao comércio, contra 204 este ano; já roubos de residências foram 240 em 2022 contra 170 registrados nos primeiros três meses deste ano.

De acordo com o relatório do Observatório de Segurança Pública, foram cumpridos 1631 mandados de prisão. Ações das forças de segurança estadual, culminaram com 247.178 mil veículos abordados, e com 1047 veículos roubados recuperados.

Foram 6822 prisões em flagrante, 6546 Operações, e 58 quadrilhas desarticuladas, além de 7.942 quilos de drogas e 1251 armas apreendidas pelas forças de segurança de Goiás.

Confira o documento com os dados completos sobre os índices de criminalidade em Goiás divulgado hoje, referente aos primeiros três meses de 2023:

Download

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias