Nova espécie de peixe da Caatinga é batizada em homenagem à Lula

O animal recebeu o nome de Hypsolebias lulai. Os pesquisadores destacam que a referência ao presidente Lula foi decidida com o intuito de dar mais visibilidade

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Uma nova espécie de peixe da Caatinga foi descoberta por pesquisadores no município de Lagoa Salgada, no Rio Grande do Norte. O animal recebeu o nome de Hypsolebias lulai, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A descoberta foi publicada em um artigo na revista “Neotropical Ichthyology” nesta sexta-feira (20/10).

A nova espécie, do grupo conhecido como peixes das nuvens, foi encontrada por cientistas das universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade de Taubaté.

Os peixes das nuvens surgem em poças ou lagoas temporárias formadas após a chuva, momento em que os ovos enterrados eclodem e a população se restabelece.

O peixe foi encontrado pela primeira vez em agosto de 2022 por um agricultor da região. A espécie é nativa da bacia do Rio Trairi e é endêmica, ou seja, ocorre apenas na Caatinga potiguar.

Segundo os pesquisadores, o Hypsolebias lulai tem um ciclo de vida curto. São 3 meses para crescimento e reprodução. “Devido a isso, espécies de peixes das nuvens estão sendo utilizadas em estudos sobre envelhecimento humano”, explica Telton Ramos, biólogo do Instituto Peixes da Caatinga e da UFPB.

A nova espécie mede cerca de 5 cm, tem listras no corpo e coloração azul metálica, diferentemente dos peixes da mesma família.

Os pesquisadores destacam que a referência ao presidente Lula foi decidida com o intuito de dar mais visibilidade aos grupos de peixes das nuvens. “Estamos aquém do que deveríamos no conhecimento da diversidade e conservação desse grupo de peixes. Sabemos muito pouco ainda, e o que não tem nome não é protegido”, explica Telton.