Home / Cotidiano

COTIDIANO

Morre Ziraldo: o adeus a um ícone da literatura infantil e do humor brasileiro

Reconhecido por sua contribuição à literatura infantil e ao humor gráfico, Ziraldo deixa um importante legado na cultura brasileira

— Foto: Foto: divulgação — Foto: Foto: divulgação

Aos 91 anos, morreu o desenhista e escritor Ziraldo, enquanto dormia, em sua residência no bairro da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, por volta das 15h. Ziraldo é o criador de personagens como os do "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê". A família do desenhista confirmou o acontecimento na tarde de sábado, 6.

Reconhecido por sua contribuição à literatura infantil e ao humor gráfico, Ziraldo deixa um importante legado na cultura brasileira. Além de chargista, caricaturista e jornalista, foi um dos pioneiros na fundação do jornal "O Pasquim" nos anos 1960, veículo essencial na resistência à ditadura militar no Brasil.

O velório acontece a partir das 10h deste domingo 7, no Museu de Arte Moderna do Rio. Antes marcado para ser na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro, devido a quantidade de pessoas, precisou ser alterado para um local maior, será aberto ao público. O sepultamento está marcado para as 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul.

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932, Ziraldo Alves Pinto foi um dos mais influentes artistas do país, tendo se destacado como cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista. Criador de personagens icônicos como o Menino Maluquinho, Ziraldo conquistou o coração de milhões de leitores ao longo de sua carreira.


		Morre Ziraldo: o adeus a um ícone da literatura infantil e do humor brasileiro
arquivo de 18 de maio de 1969. — Foto: IARLI GOULART/ESTADÃO CONTEÚDO


Seu talento precoce no desenho foi evidente desde a infância, quando publicou seu primeiro desenho aos seis anos de idade no jornal Folha de Minas.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ziraldo ganhou reconhecimento nacional com suas contribuições para veículos como a revista O Cruzeiro e o Jornal do Brasil.

Além de sua extensa produção artística, Ziraldo foi um ativista político engajado, participando ativamente de movimentos de resistência ao regime militar no Brasil. Fundador do periódico O Pasquim, tornou-se uma figura emblemática na luta pela liberdade de expressão.


		Morre Ziraldo: o adeus a um ícone da literatura infantil e do humor brasileiro
Fotografia de Ziraldo: Acervo Nacional


Sua obra mais conhecida, "O Menino Maluquinho", publicada em 1980, alcançou enorme sucesso e foi adaptada para a televisão e o cinema. Ziraldo continuou ativo até seus últimos dias, colaborando em diversas publicações e participando de iniciativas culturais.


		Morre Ziraldo: o adeus a um ícone da literatura infantil e do humor brasileiro
— Foto Reprodução acervo pessoal


Amigos e admiradores lamentam a morte de Ziraldo, que representa uma grande perda para a cultura brasileira e, acreditam que seu trabalho e compromisso com a arte continuarão a inspirar gerações futuras. Diversas instituições e personalidades prestaram homenagens ao legado deixado por esse artista, que será lembrado por sua contribuição à literatura e ao humor brasileiros.

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Motorista de aplicativo é preso suspeito de tentativa de estupro contra passageira

    O suspeito se aproveitou do trabalho como motorista de aplicativo, para abusar de uma cliente

    Publicado quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08:51

    / Atualizado quinta-feira, 25 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Vídeo mostra quando suspeito invade banheiro para instalar câmera

    Empresário foi preso suspeito de instalar câmera no banheiro da casa que alugava para uma família

    Publicado quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08:03

    / Atualizado quinta-feira, 25 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Cachorros vítimas de maus-tratos são resgatados em ônibus

    Os animais seriam transportados no bagageiro de um ônibus e viajariam cerca de 2500 km

    Publicado quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 08:54

    / Atualizado quarta-feira, 24 de abril de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias