Home / Cotidiano

COTIDIANO

Material escolar apresenta variação de 441% aponta pesquisa

Levantamento foi feito entre os dias 20 e 27 de dezembro e visitou 15 estabelecimentos

Imagem ilustrativa da imagem Material escolar apresenta variação de 441% aponta pesquisa

Um das principais preocupação dos pais do início de cada ano está o preço dos materiais escolares para o ano letivo. E, pela pesquisa feita pelo Procon Goiás, é bom preparar o bolso, afinal a variação encontrada pelo órgão pode chegar a 441,67% no Estado. O levantamento que foi feito entre os dias 20 e 27 de dezembro, observou 119 produtos que estão na lista de material escolar para 2023.

Os pesquisadores visitaram 15 papelarias em diversas regiões de Goiânia, que estão situadas nos bairros Central, Oeste, Nova Suíça, Bueno, Morada do Sol, dos Funcionário e Vila Nova. O levantamento apontou que a maior variação de preço de uma caneta esferográfica, que foi encontrada com preços de R$ 1,20 a R$ 6,50, o que representa uma diferença de 441,67% no preço do material.

Os números mostram que para uma lancheira essa variação chega a 373,26%, para o apontador simples é de 366,67%, pincel de pintura com cerda chata 345,67% e o apontador de plástico com furo e depósito a variação é de 297,50%, que de acordo com o órgão são os cinco primeiros colocados na lista com as maiores variações.

Os números mostram também que o giz de cera fino varia 82,63% de um estabelecimento para outro, caneta esferográfica 58,70, cola líquida branca 57,14%, tela para pintura 55,35%, bloco de papel colorido 45,61%, como os materiais com as maiores variações na média de preços em comparação com a pesquisa feita no ano passado.

A orientação do Procon é para que pais, mães e responsáveis que produtos como álcool, tinta para impressora e papel higiênico não podem ser cobrados na lista, pois são de responsabilidade da instituição de ensino que recebem o valor da mensalidade para custear esses materiais. O órgão afirma que apenas os itens ligados ao processo didático-pedagógico e com durabilidade deve estar inclusos na lista de material escolar para o ano letivo. Outro detalhe importante lembrar é que a Escola não pode exigir marca, modelo ou estabelecimento comercial para que o material seja comprado.

Dicas para economizar

  • Aproveitar o tempo para sair e pesquisar para encontrar os melhores preços para comprar o material escolar é uma alternativa.
  • Buscar por lojas que tenham um desconto em grandes compras pode auxiliar a economizar na hora de adquirir o material do ano letivo.
  • Não levar os filhos no momento que for fazer as compras, pois, elas vão querer produtos de marca e da moda, que são mais caros e nem sempre tem qualidade.
  • Observar se os materiais do ano letivo anterior podem ser aproveitados para o novo ano escolar. Exigir a nota fiscal com todas as informações de forma precisa, com prazo de validade, identificação e endereço do importador.
  • Pais, mães e responsáveis tem o prazo para reclamar que pode variar de 30 a 90 dias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias