Home / Cotidiano

Cotidiano

Férias no Rio Araguaia destino garantido para muitos

Aos apaixonados pela pesca a Temporada chegou!

Imagem ilustrativa da imagem Férias no Rio Araguaia destino garantido para muitos

Quem ama viajar? Descansar é bom demais, não é mesmo? Com a chegada das férias as pessoas estão sempre buscando novos destinos para se divertir e colecionar memórias.

O melhor de viajar é todo aquele entusiasmo de organizar as malas e todo equipamento a ser levado, até o destino final. E para muitos quando falamos de férias, eles não abrem mão de um destino muito conhecido, o Rio Araguaia, destino esse que para muitos a diversão é garantida, pois o cenário encanta desde turistas que vão pela primeira vez, a muitas famílias, grupos de amigos e pescadores há mais de 20 anos apaixonados pela pescaria, têm hospedagem garantida todos os anos nesta época de ‘Temporada’, pois é como uma tradição para muitos apreciar e desfrutar das praias doce. Segundo dados fornecidos pela Secretária Municipal do Turismo de Aruanã, são esperados mais de 1 milhão de turista. Período este que é marcado por bancos de areias, turistas, banhistas pescadores que apreciam a beleza da região do Araguaia e fomentam toda a economia local.

Durante essa época, o nível do rio diminui e bancos de areia se formam e muitos turistas montam seus acampamentos. Nesse período durante o dia, muito sol e água, sempre contando com a proteção do filtro solar pois esse é indispensável na viagem. Já a noite, o frio marca presença e muitos aproveitam para ouvir músicas, dançar, tocar violão em volta de uma grande fogueira com muitos amigos.

Além da diversão inclui também os cuidados com meio ambiente, pois a fauna e a flora são preservações para todos que apreciam este lugar e se não preservarmos, não teremos um turismo, pois muitas pessoas dessa região sobrevivem do turismo, renda da temporada do Araguaia. E para uma temporada garantida e tranquila cuidar do social da segurança e do meio ambiente, é papel importantíssimo para os Bombeiros, policiais civis e militares.

Todos os turistas que por ali passam devem cuidar da limpeza da imensidão do Rio Araguaia, recolhendo lixos, não jogar descartáveis no meio ambiente, e nem dentro dos Rios, todas as pessoas que não sabem nadar em águas correntes os salvas vidas e equipes de bombeiros ficam sempre com atenção redobrada e orienta todos os turistas, pois os banhistas devem se manter sempre às margens dos bancos de areias, para não causar afogamento, e para maior segurança e diversão de todos, é sempre bom ter um aliado indispensável, todos com coletes salva vidas principalmente as crianças.

E falando de cuidados com o meio ambiente, fauna e flora, não podemos deixar de falar sobre os apaixonados pela pesca, pois muitos que procuram o Rio Araguaia, frequentam pela pesca esportiva, outros optam pela diversão de pescar e contar aos “velhos amigos” o tamanho do peixe pescado, entre outras histórias de pescadores. Mas vale lembrar que todos os apaixonados pela pesca, devem incluir todo um contexto nessa viagem de pesca, por pequena que seja, equipamentos adequados, cuidados com embarcação, planejamento de rotas pelo Rio Araguaia entre outras, para que todos possam se divertir e retornar como momentos únicos e memoráveis ao longo de toda viagem ao Rio Araguaia.

O Diário da Manhã conversou com verdadeiros apaixonados por pescas que todos os anos a viagem é garantida ao Rio Araguaia.

O empresário, Rafael Carvalhaes Costa, nos conta como é a procura por equipamentos de pesca nesta época de temporada no Araguaia, e também nos conta os cuidados que os pescadores devem ter. “Estamos a mais de 20 anos no mercado de caça, pesca e camping, meses antes da temporada do Araguaia, procuramos deixar a loja mais completa possível, para não faltar o equipamento tão procurado pelos amantes da pesca e do camping, buscamos atendimentos personalizados, onde o cliente traz sua caixa de pesca, e deixamos pronta para sua pescaria, vale lembrar que existem alguns equipamentos que não podem faltar em sua pescaria sendo eles colete salva vidas, com certeza um dos itens mais importantes, revisar sua embarcação ao começar pela carreta que transporta o barco, e sempre ter em seus equipamentos os itens de primeiros socorros, pois uma boa pesca é indispensável os itens de primeiros socorros para garantir os cuidados com os apaixonados pela pesca, e a companheira vara e carretilha, pois a disposição em estar confraternizando entre amigos o momento da pesca, afinal buscar o contato com a natureza e curtir o momento independente de pegar ou não peixes, estaremos sempre em boas companhias na dimensão do Rio Araguaia.”


		Férias no Rio Araguaia destino garantido para muitos
Gynaberg Reis

O empresário também nos conta sobre o perfil de cada pescador, preferência pelo peixe a ser pescado, e sobre quais peixes podem ser utilizados para consumo. “Temos vários perfis de pescadores, mas sem sombra de duvidas os pescadores buscam pescar no Rio Araguaia o peixe Pirarara e Paraíba, porque é um peixe ambos pelo seu tamanho e força na pesca muito esportiva, então tirar um peixe desse d’agua e fotografar e depois voltar novamente ao Rio Araguaia não têm prêmio maior, lembrando que peixe de porte menores é capturado apenas para consumo na beira do Rio. Pois meses antes da temporada no Rio Araguaia acontece a piracema não sendo permitido nem o consumo, apenas a pesca e novamente se solta o peixe ao Rio.

Rafael Carvalhes finaliza nos contando os desafios, técnicas e iscas utilizadas que os pescadores encontram nessa época de Temporada no Rio Araguaia. “Na temporada do Araguaia sempre tem muitos pescadores ao rio e turistas, então o rio fica muito cheio de embarcações nos finais de semana, para garantir a pesca muitos pescadores optam ir meio de semana por estar mais tranquilo, usando sempre o material adequado para a pesca especificas como iscas naturais como lambari, tuvira ou iscas artificias meio agua e superfície que além de usadas no Rio Araguaia também utilizadas em lagos, ficar de olho nas fases da Lua, sendo melhor para pesca a Lua cheia, confira seus equipamentos de pesca com antecedência e conheça a loja Maré Mansa para incrementar seus produtos de pesca.”

Elizeu José, Contador nos relata sobre a renovação dos equipamentos de pesca quando planeja uma nova viagem de temporada ao Araguaia. “Sou um pescador a mais de 20 anos e ao longo desses anos busco renovar meus equipamentos de pescas sempre em preferência pela qualidade dos produtos a serem utilizados na pescaria, sempre buscando uma inovação nos produtos adquiridos, para que eu possa desfrutar da melhor forma possível dos meus novos equipamentos de pesca e registrar momentos únicos em cada pescaria, e ao retornar de cada pescaria procuro meus amigos e parceiros sobre as experiências de experimentar novos equipamentos de pesca”

João Humberto, Advogado nos relata sua experiência em pesca e a amizade com a loja pela qual adquiriu seus melhores equipamentos de pesca. “Meus equipamentos de pesca é como se fosse um amuleto de sorte para mim que sou pescador, pois adquiri esses equipamentos como cliente comum atendimento sem igual, e posteriormente uma amizade saudável passamos a ser amigos de pesca, pois em um bate papo e outro de informações sobre vivências de pesca, trocamos experiências na área de pesca, adquirimos novos equipamentos no diferencial de produtos e para almejarmos pescar o maior peixe e deixar registrado momentos únicos de uma boa pesca.”

Elizangela Camargo, Pedagoga, nos conta que é uma tradição familiar passar a primeira quinzena das férias de julho em família no Rio Araguaia, “Essa tradição já se perdura por 42 anos pois é uma tradição familiar onde temos um grupo de WhatsApp em família onde o nome do grupo é (Araguaia é pra lá que eu vou) onde são organizados por pessoas em familiar quem cuidam de parte da organização e também sobre despesas divididas por partes de todos familiares, essa tradição de longas datas tem presença garantida todos os anos com mais de 25 pessoas reunidas em uma única família, sem contar que sempre levamos algum convidado diferente em cada temporada, nesses 15 dias de férias temos varias diversões ao longo do dia, entre elas, parte das mulheres da nossa família desfrutam da renovação de um bom bronzeamento, e os homens garantem a pesca para se degustar um peixe fresco a noite, o que vale é desfrutar de muita alegria, lazer, descanso e milhares de fotos em forma de recordações.”

“Não tem estresse que uma boa temporada no Rio Araguaia não cure.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias