Home / Cotidiano

COTIDIANO

Fé e diversidade: Organização LGBTI+ lança manual sobre Cristianismo e LGBTI+

Lançamento ocorreu na cidade de São Paulo durante a semana que antecede a parada do Orgulho LGBTI+

Imagem ilustrativa da imagem Fé e diversidade: Organização LGBTI+ lança manual sobre Cristianismo e LGBTI+

Falar sobre diversidade sexual e a fé cristã, comummente é assunto que levanta os mais profundos debates na sociedade. Como forma de apresentar uma visão oposta as falas condenatórias que geralmente são propagadas, a Aliança Nacional LGBTI+ e a Rede Gay Latino, lançou na tarde de ontem, 07 de junho, o manual “Cristianismo e LGBTI+”. A apresentação da obra impressa ocorreu no Centro de Formação, Cultura e Lazer do Sinesp.

O evento contou com a presença de lideranças LGBTI+, líderes religiosos, teólogos, e dos representantes da Departamento de HIV/AIDS, Tuberculoses, Hepatites Virais e IST do Ministério da Saúde, Maria Clara e Jair Brandão.


		Fé e diversidade: Organização LGBTI+ lança manual sobre Cristianismo e LGBTI+
Gregory Rodrigues

Uma mesa debates foi organizada e recebeu a Pastora Jacque Chanel, líder da primeira igreja trans no Brasil, o Reverendo Cristiano Valério, representante das Igrejas da Comunidade Metropolitana no Brasil, do Pastor Bob Luiz Botelho, representante das Nações Unidas para assuntos Religiosos. Na ocasião, além de ressaltarem a importância de uma obra como o manual, foram apresentadas perspectivas sobre o estudo da teologia e a vivência de pessoas LGBTI+, além de experiências pessoais que detalharam situações de preconceito vivido no ambiente religioso.


		Fé e diversidade: Organização LGBTI+ lança manual sobre Cristianismo e LGBTI+
Sinesp

O manual “Cristianismo e LGBTI+” foi estruturado com base no trabalho de pesquisadores e bacharéis em teologia, com orientações religiosas diversificadas, buscando compreender os diversos aspectos que sociais que compõe esta área do conhecimento. O Grupo de trabalho se debruçou sobre o estudo dos textos bíblicos e eclesiológicos e mapeou produtos culturais e experiências pastorais de denominações cristãs que atuam no cenário brasileiro.

Seis princípios regem a estrutura dos textos que compõe o manual:

- Racionalidade

- Civilidade

- Respeito

- Liberdade religiosa

- Estado Laico

- Não ao proselitismo religioso e a doutrinação

Para o Diretor presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Professor Pós Doutor Toni Reis, o objetivo do manual não é fazer doutrinação.

“O objetivo do Manual de Cristianismo e LGBTI+ não é fazer doutrinação. É de educar e clarificar. Há muitas pessoas LGBTI+ que tiveram uma criação cristã em suas famílias de origem, mas com a descoberta de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero diversa, se depararam com rejeição baseada em interpretações de alguns trechos da Bíblia tradicionalmente considerados contrários à homossexualidade. Em vez de serem acolhidas dentro de sua igreja, acabam sendo ostracizadas, o que em muitos casos gera um sentimento de perda e exclusão. Entre seus textos, o Manual explora cada um destes trechos da Bíblia e os explicam dentro de seu contexto histórico e cultural de milhares de anos atrás, muito diferente do contexto atual em que vivemos e muito diferente do espírito acolhedor pregado pelo próprio Cristo.”

De acordo com as coautoras, Ana Ester e Cris Serra, o manual se apresenta como um “molho de chaves”.

“Este manual se apresenta como um molho de chaves: cada uma delas tem por objetivo destrancar as múltiplas portas desses tantos armários, criando saídas que permitam reconhecer e celebrar as individualidades, as diferenças e as singularidades de cada pessoa que se coloca nessa jornada em direção a uma vivência libertária do cristianismo. Saídas que permitam celebrar verdadeiramente a diversidade como a dádiva que é – expressão maior da Criatividade Divina”

O manual “Cristianismo e LGBTI+” é o 15º volume de uma série de 25, que comporão a “Enciclopédia LGBTI+”, abordando questões de relevância para pessoas LGBTI+ e demais pessoas que se interessem pela temática. A versão em e-book pode ser baixada gratuitamente através deste link.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias