Home / Cotidiano

COTIDIANO

Erosão ameaça BR-020

A cratera também, ameaça comércios e casas da região

-Divulgação Defesa Civil -Divulgação Defesa Civil

Uma grande erosão está próxima de atingir a BR-020, no município de Formosa, entorno do Distrito Federal (DF). A cratera também, ameaça comércios e casas da região.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou através de nota, que já realizou o isolamento do acostamento, já estuda formas de reforçar e garantir a estrutura do trecho ameaçado pela erosão e que sinalizou o km 1,5 da rodovia. No entanto, acrescentou que a cratera foi causada pelas chuvas e que é responsabilidade de Prefeitura de Formosa. realizar a drenagem urbana.


		Erosão ameaça BR-020
-Divulgação Defesa Civil


A Prefeitura de Formosa, disse que em 2015 uma galeria para drenagem da água da chuva foi instalada por baixo da rodovia, para drenar a água da chuva. Informou também, que conter a erosão é da responsabilidade do Dnit. Além disto, informou que a Defesa Civil já faz o monitoramento da área e avaliando novas ações a serem tomadas diante da situação.


		Erosão ameaça BR-020
-Divulgação Defesa Civil


Nota da Prefeitura de Formosa

A voçoroca, tipo de erosão causada por águas pluviais, está contida em uma propriedade privada, que naturalmente vai avançando com os anos, conforme a intensidade das chuvas.

Essa erosão está contida na chamada "zona de interesse logístico" (próxima de ocupação urbana), e a região de base local fica após o bairro, depois da cidade, cruzando a BR 020, onde as águas das chuvas desembocam.

A responsabilidade por conter essa erosão é Federal, por meio do DNIT. Existe também uma corresponsabilidade do dono, uma vez que trata-se de área privada e não pública, o que leva a responsabilização ambiental ao proprietário.

Aproximadamente em 2015 foi realizado pela Prefeitura um condicionamento de água pluvial dos bairros acima, com uma galeria que passa por baixo da BR, e que pode contribuir em parte para o avanço da erosão.

Essa é uma questão antiga, que vêm sendo monitorada pela Defesa Civil, já há anos, especialmente quando há ocorrência de chuvas mais intensas.

Na semana passada outra observação, com filmagem e fotos foi realizada pela Defesa Civil, que está produzindo um Relatório Circunstancial que será encaminhado ao DNIT para alertar sobre a situação, e as devidas medidas sejam tomadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias