Home / Cotidiano

COTIDIANO

Eclipse solar anular; Saiba como consultar a visibilidade na sua cidade

Eclipse solar anular será visível no Brasil em 14 de outubro

(FOTO: REPRODUÇÃO) (FOTO: REPRODUÇÃO)

Um eclipse solar anular será visível no Brasil em 14 de outubro de 2023. O fenômeno será visível no norte e nordeste do país, principalmente nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Durante um eclipse solar anular, a Lua passa na frente do Sol, mas o seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol. Isso faz com que o Sol se pareça com um anel brilhante ao redor da Lua.

O eclipse começará na costa oeste dos Estados Unidos, no amanhecer, ou seja, o Sol estará ainda abaixo do horizonte. Com o passar das horas, o eclipse começa a ser visto nos outros países do continente americano, mais alto no horizonte.

No Brasil, o máximo do eclipse ocorrerá às 16h51, no horário de Brasília, com magnitude de 0,949. Isso significa que o diâmetro aparente da Lua será 94,9% do diâmetro aparente do Sol.

O eclipse terminará às 17h50, no horário de Brasília.


		Eclipse solar anular; Saiba como consultar a visibilidade na sua cidade
(FOTO: REPRODUÇÃO)


Como consultar a visibilidade do eclipse na sua cidade

Você pode consultar como será o eclipse solar de 14 de outubro de 2023 na sua cidade de duas maneiras:

Através do site do Observatório Nacional. O Observatório Nacional oferece uma ferramenta online que permite consultar a visibilidade do eclipse em qualquer lugar do mundo. Basta inserir o nome da sua cidade para saber se o eclipse será visível e em que horário.

Através de aplicativos de astronomia. Existem vários aplicativos de astronomia disponíveis para smartphones e tablets que podem ser usados para consultar a visibilidade do eclipse. Basta baixar o aplicativo e inserir o nome da sua cidade para saber como o eclipse será visto.

Através do site Time and Date. O site Time and Date oferece um mapa interativo que permite visualizar a trajetória do eclipse e a visibilidade em cada cidade. Basta clicar no simbolo de lupa ao lado do mapa e selecionar o país e a cidade para obter as informações desejadas.


		Eclipse solar anular; Saiba como consultar a visibilidade na sua cidade
Visibilidade de Goinaia-GO. (Fonte: Site Time and Date). (FOTO: REPRODUÇÃO)


Precauções para observar o eclipse com segurança

Se você mora em uma cidade onde o eclipse será visível, é importante tomar as precauções necessárias para observar o fenômeno com segurança. Nunca olhe diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse. O uso de óculos de sol ou protetores oculares especiais é essencial para observar o eclipse com segurança.

Aqui estão algumas dicas para observar o eclipse solar de 14 de outubro de 2023 com segurança:

  • Use óculos de sol ou protetores oculares especiais projetados para observar eclipses solares.
  • Nunca olhe diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse.
  • Se você não tiver óculos de sol ou protetores oculares especiais, você pode projetar a imagem do Sol em uma superfície plana.
  • Não use câmeras ou binóculos sem um filtro especial para eclipses solares.

Este é um evento raro e imperdível para os amantes da astronomia. Com as devidas precauções, você pode aproveitar ao máximo este fenômeno natural.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias