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Comprou online? Como saber em qual transportadora está meu pedido?

Confira esse artigo e aprenda diversas dicas sobre transportes de compras online

Com o aumento das vendas online no Brasil, cresce também o número de encomendas despachadas através de transportadoras em todo o país.

Em face disso, é crescente a necessidade de rastreio de encomendas que são enviadas por lojistas e devem chegar no endereço do cliente dentro de prazos pré-estabelecidos. Por isso, visando evitar maiores complicações, os consumidores têm cada vez mais procurado meios para rastrear suas encomendas a fim de saber com certa precisão onde elas já estão e quanto tempo mais demorarão para serem entregues.

Considerando isso, seguem abaixo algumas dicas sobre como rastrear suas encomendas que são enviadas por transportadoras.

Aprenda a saber em qual transportadora está seu pedido ou encomenda

Quando o cliente efetiva alguma compra, em muitos casos os lojistas disponibilizam o código de rastreamento e informações sobre qual transportadora estará chegando seu produto.

Nesses casos, o rastreio do fluxo da entrega é facilitado, uma vez que buscando nos sites próprios das transportadoras já é possível saber as informações a respeito do pacote.

No entanto, em outras tantas ocasiões o site no qual o produto é comprado não disponibiliza qualquer informação acerca de qual transportadora é utilizada em suas entregas, o que pode dificultar o acompanhamento. Com o auxílio da internet, entretanto, é possível descobrir qual transportadora contratada.

Um meio eficiente que pode ser utilizado para isso é com a utilização das informações constantes na nota fiscal do produto (nesse caso, o cliente precisa que a nota fiscal já tenha sido emitida).

Com ela em mãos, acessando o site da Fazenda Nacional e inserindo o número da nota fiscal, o cliente tem acesso a informações completas a respeito de sua compra.

Isso porque, é aberta uma página com dados gerais, nos quais se incluem os acerca do transporte, pela qual é possível verificar qual o nome/razão social do transportador contratado, para, com a informação, buscar o rastreio diretamente com ele.

Como entrar em contato com a minha transportadora?

Descoberta a transportadora utilizada para o envio, o cliente pode entrar em contato com a transportadora a fim de obter as informações sobre o fluxo da entrega e localizar sua encomenda.

Para fazer isso, a maioria das transportadoras, principalmente as maiores, possuem sites próprios para rastreio de encomendas, pelos quais o cliente disponibiliza informações básicas – número do CPF e código postal da remessa – e conseguem o acesso.

Inclusive, algumas delas disponibilizam esse serviço para contato via telefone fixo, que podem ser encontrados com facilidade no Google.

Para as empresas menores, que não possuem esses canais, é possível fazer rastreios mais genéricos, utilizando sites e aplicativos específicos para esse fim. Nesse sentido, dois dos aplicativos mais conhecidos são o Muambator e o Rastreador de encomendas.

Vale mencionar, que no caso desses dois aplicativos o rastreamento não se limita às encomendas nacionais. No mesmo sentido, alguns sites conseguem rastrear encomendas de qualquer transportadora, entre eles podem ser citados o melhor rastreio, rastreador de pacotes e o SSW.

Qual o prazo médio de entregas das transportadoras no Brasil?

Com o aumento das vendas online, as entregas precisam ser cada vez mais ágeis, a fim de se fidelizar o cliente e melhorar as avaliações sobre o próprio lojista. Vale lembrar que o prazo de entrega somente inicia a contagem a partir da aprovação do pagamento e despacho do produto do vendedor para a transportadora.

Os prazos para entrega podem variar muito, pois são calculados e processados considerando a localidade em que o cliente está situado.

No caso de capitais e cidades maiores, o prazo médio de entrega é de 6 a 10 dias úteis, visto que as transportadoras possuem saídas e entregas com bastante frequência. No caso da região norte do país, mesmo nas cidades maiores, o prazo é um pouco maior. Isso porque, as encomendas levam em torno de 20 dias úteis para chegar até o destinatário final.

O mesmo prazo médio de entrega necessário para a efetivação das entregas nas cidades menores localizadas nas demais regiões do Brasil. Cidades menores e mais afastadas da região norte o prazo médio é de 30 dias úteis.

Portanto, tendo em vista o grande volume de vendas e demandas de entrega, que se expandiu de forma ainda mais significativa com a explosão da pandemia da Covid-19, visando reduzir custos e otimizar as entregas aos clientes, muitos lojistas vem tentando reduzir a necessidade de entregas em domicílio aplicando o método de retirada do produto em pontos físicos.

Nesse caso, o cliente é o responsável por se dirigir até uma loja física ou ponto de distribuição do vendedor e retirar sua encomenda, o que pode ser feito em um prazo menor do que aquele que seria necessário para a entrega em domicílio.

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