Home / Cotidiano

Dicas

Como olhar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pelo CPF?

CNIS é o um documento oficial onde ficam registrados todos os trabalhos, os vínculos empregatícios, e benefícios junto ao INSS

Quer saber como olhar o CNIS pelo CPF? A consulta do extrato previdenciário CNIS através do número do CPF é bem simples: você só precisa efetuar o login no portal meu INSS para ter acesso ao extrato com alguns comandos simples.

De acordo com o Jornal Bahia, o extrato CNIS contém informações previdenciárias e trabalhistas completas de qualquer contribuinte. Por exemplo, contém o seu número NIT, a sua data de inscrição na Previdência Social, todas as suas contribuições ao INSS e vínculos trabalhistas.

E tudo que você precisa para consultá-lo online é o seu CPF e uma senha de acesso, como veremos a seguir.

Saiba como olhar o CNIS pelo CPF

O primeiro passo para olhar o seu extrato CNIS através do CPF é entrar no Meu INSS. Então, toque no botão "entrar com gov.br" para fazer login na sua conta do Governo Federal.

Dentro do portal meu INSS você pode consultar o seu CNIS, como segue:

  • Clique em "do que você precisa?" No canto superior direito da sua tela;
  • Na caixa de busca digite "extrato";
  • Selecione "Extrato Previdenciário CNIS" nas opções que vão aparecer;
  • Toque em "baixar PDF" para fazer o download do documento completo.

Se não quiser fazer o download do documento, você pode navegar pelo seu extrato no próprio Portal meu INSS. Pois, suas informações vão ser exibidas no próprio site.

Já para encontrar o PDF do CNIS no seu computador, procure a pasta downloads. Ou a pasta que você configurou o seu navegador para salvar os arquivos baixados. Então, clique duas vezes sobre o arquivo para abri-lo e pode até imprimir se quiser.

Como olhar o CNIS pelo CPF e criar a conta gov.br

Se você ainda não tiver uma conta gov.br terá que criar uma para você. Mas, fique tranquilo, segundo o Teixeira em Foco, isso é bem simples. Basta seguir estas etapas:

  • No Meu INSS clique em "entrar com gov.br";
  • Na caixinha que pede o seu CPF, insira o número completo do documento;
  • Toque em "continuar";
  • Na página seguinte, preencha seus dados para fazer seu cadastro e toque em "avançar";
  • Escolha entre "SMS" ou "e-mail" para ativar o seu cadastro, e depois clique em "avançar";
  • Insira o código que recebeu pelo método escolhido, e toque em "avançar" novamente;
  • Insira novamente o seu CPF e crie uma senha de acesso;
  • Para finalizar, clique em "concluir".

Lembre-se de anotar a sua senha e guardar bem. Pois é com ela que você vai acessar o Portal meu INSS sempre que precisar.

Tem como consultar o CNIS em uma agência do INSS?

Sim, se você quer saber como olhar o CNIS pelo CPF, saiba que também pode fazer isso em uma agência do INSS. Contudo, o seu atendimento precisa ser agendado antes que você compareça.

Para fazer o agendamento, ligue para o número 135 da Central de Atendimento do INSS. O serviço de atendimento com atendente humano funciona das 7:00 às 22 horas de segunda a sábado. Fora desses dias e horários, só é possível usar o atendimento eletrônico.

Dicas finais

De acordo com o Maranhão Mais, é muito simples olhar o seu extrato CNIS previdenciário sem sair através do portal meu INSS. Além disso, saiba que se você tiver qualquer dúvida também pode usar o número 135 para esclarecê-las.

Então, agora você já sabe como olhar o CNIS pelo CPF. Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Comente!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias