Home / Cotidiano

COTIDIANO

Chapéu que pertenceu a Napoleão Bonaparte é leiloado por R$ 5 milhões

Além do chapéu, uma camisola que o imperador usou em seu último exílio na ilha de Santa Helena e uma cópia de seu último testamento também foram leiloados

FOTO: Reprodução/Minuto Mais/AP FOTO: Reprodução/Minuto Mais/AP

Um chapéu que pertenceu ao imperador Napoleão Bonaparte foi leiloado, neste domingo (19), por 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões), superando a expectativa da casa de leilões Osenat, responsável pela venda.

O acessório, usado pelo líder militar "em meados do império", possui dois bicos de cor preta, com uma roseta azul, branca e vermelha, e era uma marca registrada do imperador, simbolizando o caráter histórico de Napoleão.

Além do chapéu, uma camisola que o imperador usou em seu último exílio na ilha de Santa Helena e uma cópia de seu último testamento escrito pelo conde de Montholon sob o ditado de Napoleão também foram leiloados.

Este não é o primeiro chapéu de Napoleão a alcançar valores expressivos em leilões. Em 2014, um empresário sul-coreano comprou um chapéu por 1,8 milhão de euros, estabelecendo um recorde de venda para este tipo de artefato. Em 2018, outro chapéu, que se acredita ter sido usado durante a Batalha de Waterloo, foi vendido por 350 mil euros

um chapéu que pertenceu ao imperador Napoleão Bonaparte foi leiloado por 1,5 milhão de euros, superando a expectativa da casa de leilões Osenat, responsável pela venda. O acessório, usado pelo líder militar "em meados do império", possui dois bicos de cor preta, com uma roseta azul, branca e vermelha, e era uma marca registrada do imperador, simbolizando o caráter histórico de Napoleão.

Além do chapéu, uma camisola que o imperador usou em seu último exílio na ilha de Santa Helena e uma cópia de seu último testamento escrito pelo conde de Montholon sob o ditado de Napoleão também foram leiloados.

Este não é o primeiro chapéu de Napoleão a alcançar valores expressivos em leilões. Em 2014, um empresário sul-coreano comprou um chapéu por 1,8 milhão de euros, estabelecendo um recorde de venda para este tipo de artefato. Em 2018, outro chapéu, que se acredita ter sido usado durante a Batalha de Waterloo, foi vendido por 350 mil euros.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias