Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ceap-Sol estimula cidadania para pacientes por meio da emissão de documentos pessoais

Iniciativa do Serviço Social da unidade de saúde permite que pacientes tenham acesso à confecção de documentos pessoais, como certidão de nascimento, RG e CPF

Divulgação Divulgação

Em estímulo à cidadania e para a viabilização de direitos sociais, a equipe do Serviço Social do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), conta com a parceria com instituições públicas para a emissão de documentos pessoais para pacientes internados na unidade. A ação visa garantir que as pessoas que não possuem documentos de identificação recuperem esses importantes mecanismos para a obtenção de direitos e da cidadania.

A supervisora do Núcleo Psicossocial do Ceap-Sol, Hevelim Oliveira Rótulo, explica que a equipe de assistentes sociais faz a identificação dos pacientes que necessitam da produção de documentos e realizam todas as tratativas necessárias. "Para a emissão de RG, por exemplo, a equipe da Polícia Civil do Estado de Goiás envia um profissional até a unidade para a coleta das digitais do paciente. Quando o documento é emitido, eles nos enviam e realizamos a entrega para a pessoa".

A assistente social Lilian Mary Ferreira da Silva Leite destaca que esse trabalho é extremamente importante, pois a maioria dos pacientes que dependem desses serviços são pessoas debilitadas, em internação de longa permanência, que perderam vínculos familiares e que vivem em situação de rua. "Não é uma regra, mas normalmente são pessoas que estão em situação de rua. E, percebi a real dimensão do trabalho que fazemos, quando, ao entregar a certidão de nascimento e a identidade a um paciente, ele me respondeu: Pronto, agora não sou mais lixo, não sou mais um ninguém, pois agora tenho documento", finaliza.

O paciente Marcelo Lopes, um dos contemplados com um novo RG, se emocionou ao ver o documento. Mesmo com a dificuldade de fala, ele expressou a sua gratidão à equipe e conteve as lágrimas ao se emocionar com o novo documento. "Estou muito feliz e fiquei bonito na foto", resume.

Importância da iniciativa

Além de demonstrar o respeito em relação à realidade e necessidades de cada paciente, a emissão de documentos pessoais é essencial para o exercício da cidadania e para a pessoa conseguir receber benefícios assistenciais, que irão colaborar para a redução de vulnerabilidades sociais. Os documentos também fazem parte da história de cada pessoa, apresentando registros como nome, data de nascimento, nome dos pais, cidade e o estado de origem.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias