Home / Cotidiano

COTIDIANO

Caso Valério Luiz: dos cinco acusados, quatro foram condenados e um absolvido

Imagem ilustrativa da imagem Caso Valério Luiz: dos cinco acusados, quatro foram condenados e um absolvido

Depois de 12 anos e quatro meses, o julgamento dos suspeitos de matar o radialista e jornalista esportivo Valério Luiz, enfim aconteceu. O tribunal do júri teve início na última segunda-feira, 7, e a previsão anteriormente era para que o mesmo chegasse ao final na noite desta quarta-feira, 9.

Para quem não se lembra, Valério Luiz foi assassinado, no dia 5 de julho de 2012, após sair da emissora de rádio na qual trabalhava na época. De acordo com as investigações e os depoimentos prestados no decorrer do caso, o jornalista foi assassinado após fazer críticas à direção do Atlético Clube Goianiense que na época tinha Maurício Sampaio como vice-presidente do clube, e é apontado como mandante do assassinato do cronista.

Desde o assassinato de Valério Luiz a família do jornalista busca pelo julgamento dos acusados do crime, mas, sempre que o mesmo era marcado, ele tinha que ser remarcado por algum outro detalhe. Na última ocasião, em Julho deste ano quando o mesmo teve início, o mesmo preciso ser remarcado primeiro por que os advogados dos acusados do crime se retiraram do tribunal; e logo depois quando um jurado deixou o local designado a ele, sem nenhum tipo de aviso, o que prejudicou o andamento do mesmo.

Julgamento enfim ocorre:

Após o adiamento em Maio deste ano, o mesmo foi remarcado para o final do ano, no entanto, como algumas das testemunhas são do meio esportivo e teremos a Copa do Mundo, o mesmo foi antecipado e teve início na última segunda-feira, 7.

Durante o julgamento, nomes conhecidos do meio esportivo foram ouvidos, principalmente nos dois primeiros dias tanto por parte da acusação como por parte da defesa. Vale lembrar que a acusação teve como assistente o filho de Valério Luiz, Valério Luiz Filho, o qual se emocionou ao se lembrar da morte do pai.

Após ouvir as testemunhas de ambos os lados, o terceiro dia foi marcado para que os advogados tanto de acusação quanto de defesa pudesse argumentar sobre o caso.

Em determinado momento do terceiro dia do julgamento, foi preciso que o juiz que preside o Tribunal do Júri, Lourival Machado, pedir para que o público que acompanhava o desdobramento do julgamento, deixar o plenário.

Após esse período tivemos a réplica da acusação e na sequência a tréplica dos advogados de defesa dos acusados do crime.

Conselho de sentença se reúne:

Após as apresentações tanto por parte da defesa quanto da acusação, foi pedido que os membros da imprensa, réus e demais pessoas que estavam acompanhando o julgamento, deixassem o local, para a reunião do conselho de sentença.

Após o conselho de sentença se reunir foi determinando pelo júri que dos cinco envolvidos pelo assassinato de Valério Luiz, quatro foram condenados e um absolvido pelo júri. Após a leitura Ademá Figueredo Filho, Urbano Carvalho Malta, Maurício Borges Sampaio e Marcus Vinícius Xavier foram condenados pelo crime, enquanto Djalma Gomes da Silva foi absolvido. Vale lembrar que a maior pena foi de Maurício Sampaio com pena de 16 anos de prisão em regime fechado, e que a sentença seja cumprida de forma imediata.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias