Home / Cotidiano

Cotidiano

Arquitetura, a arte de projetar sonhos

Arquitetura não constrói só espaços, ergue sonhos e sustenta lembranças

Imagem ilustrativa da imagem Arquitetura, a arte de projetar sonhos

Nada melhor do que idealizar o sonho de construir uma casa ou pensar em um projeto fantástico observando cada detalhe, colecionando características de cada membro da família para que os ambientes se tornem aconchegantes e prazerosos de se estar. Conquistar a construção da casa ou até mesmo da própria empresa é algo que faz uma diferença muito grande.

Sejam aqueles que se casaram recentemente, e desejam construir cada detalhe com a personalidade do casal, o planejamento do quarto do bebê, as cores, as mobília, a área gourmet para receber seus convidados, o escritório home office, a empresa com uma estrutura espaçosa para receber seus clientes, fornecedores e colaboradores ou até mesmo quem deseja ser independente. Não importa a conjuntura o que vale é a história de se projetar e construir um espaço aconchegante e bem decorado. Pois tudo a nossa volta é arquitetura, por onde olharmos existe arquitetura.

E para isso, é fundamental a participação de um especialista em arquitetura, pois grandes obras realizadas com referência assiná-la o nome de um bom arquiteto, tanto que inúmeras pessoas viajam para conhecer cidades e visitar seus grandes marcos arquitetônicos, casas, prédios, monumentos, parques e muito mais, para apreciar essas obras de grandes especialistas em arquitetura.

O Diário da Manhã, conheceu projetos, entrega de ambientes, decorações e muito mais, com duas especialista em Arquitetura e Urbanismo, conhecidas a nível nacional.

Arquitetas e Urbanistas Andréia Spessatto Baratto e Náira Marques de Abreu Sá, da empresa Sá|Spessatto Arquitetura que nos conta sobre projetar e construir sonhos com muita essência e poesia em cada detalhe.

As arquitetas, diz sobre os principais objetivos da Arquitetura e tipos de projetos que realizam.


		Arquitetura, a arte de projetar sonhos
Gynaberg Reis


Andréia Spessatto, "O principal objetivo da arquitetura é projetar ambientes que impactem positivamente no bem estar e produtividade das pessoas através da funcionalidade e estética dos ambientes, aliando técnicas que considerem os aspectos termo-acústicos, ambientais, culturais e anseios revelados para cada ambiente" explica.

Náira Sá, "É transformar e projetar ambientes com o propósito de motivar, inspirar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que frequentam e ocupam cada local. Atuamos em projetos residenciais, corporativos, lojas e incorporação/decorados" explica.

As Arquitetas, diz sobre a importante da Arquitetura com a experiência no mercado desde 2012.

Andréia Spessatto, "A arquitetura é essencial para o ser humano. Vivemos, trabalhamos, nos divertimos, nos exercitamos em ambientes, que se bem projetados atingem o objetivo devido e particular de cada um. Chegando em casa queremos ter um bom espaço para descansar e interagir com a família. Já as empresas precisam ser projetadas de modo que se tenha alta performance em produtividade, além de os usuários necessitarem trabalhar em ambientes que equilibrem a energia durante e pós trabalho" pontua.

Náira Sá, "Um dos fatores importantes na arquitetura é saber projetar transmitindo criatividade, técnica, sensibilidade juntamente com a capacidade de percepção e análise do comportamento dos seres humanos para que seja um projeto personalizado que emociona e traduz a personalidade da marca, da casa, de cada pessoa que é importante para o local. O espaço edificado precisa ter alma" pontua.

As arquitetas, diz sobre os desafios já realizados ao longo da profissão com projetos apresentados à nível nacional.

Andréia Spessatto, "Sou uma pessoa movida a desafios e em busca constante por melhorias, então consigo lidar bem quando eles são apresentados. Novos escopos de trabalho sempre são desafiantes, como foi o início do trabalho com incorporação, onde é necessário ter integração com todas as disciplinas de projeto em um prazo sempre muito curto. Também com o crescimento da empresa e complexidade dos projetos, um grande desafio é o equilíbrio entre ser arquiteta e empresária" esclarece.

Náira Sá, "O maior desafio é estarmos sempre à frente, pesquisando e estudando para destacarmos e encantarmos nossos clientes através de soluções criativas, atualizadas e personalizadas" esclarece.

As arquitetas, diz sobre como entender o que o cliente deseja, e a visão de proposta a ser apresentada para iniciar um projeto na magnitude do profissionalismo de ambas as partes.

Andréia Spessatto, "Através de um briefing bem estruturado, contando com análise técnica sobre o apresentado, além de anos de estudo e entrevistas onde nossa sensibilidade e percepção sobre os desejos dos clientes também deve ser considerada" comenta.

Náira Sá, "Iniciamos o nosso trabalho sempre pelo entendimento, escutando nossos clientes, entendendo suas expectativas, analisando o que é importante pra eles, juntamente entendendo como o espaço a ser projetado se comporta. Após essa análise formatamos nossa proposta de trabalho personalizada para concretizar seus sonhos" comenta.

As arquitetas, finalizam dizendo sobre o que não pode faltar no contrato em Arquitetura.

Andréia Spessatto, "As responsabilidades de cada parte, pois para a concepção e conclusão de um projeto deve-se contar com contratante e contratado em plenas participações" pontua.

Náira Sá, "São vários itens que não podem faltar em um contrato de arquitetura, mas os itens principais são:

- serviços contratados;

- etapas para confecção do projeto de acordo com cada serviço;

- prazos de confecção de cada etapa de projeto e prazo de finalização do contrato" pontua.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias