Home / Cotidiano

Cotidiano

A televisão foi o melhor meio de comunicação criado de todos os tempos

Esse meio de comunicação, traz para o telespectador notícias do mundo inteiro

Imagem ilustrativa da imagem A televisão foi o melhor meio de comunicação criado de todos os tempos

O Dia Mundial da Televisão é comemorado em 21 de novembro proclamado em 1996 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo é reconhecer o crescente impacto que o meio tem na tomada de decisões promover o intercâmbio mundial de programas sobre paz, segurança. E o seu potencial em dar visibilidade a questões de desenvolvimento econômicos e questões sociais e culturais.

Mas esse mundo televisivo começou há muitos anos atrás, passando por inúmeros aprimoramentos para então entrarmos na tecnologia avançada que temos nos dias de hoje. Através da televisão recebemos notícias, fatos ocorridos do mundo inteiro, basta estarmos no conforto da nossa casa, ou até mesmo em uma TV móvel, para assistirmos nossa série favorita, as telenovelas, campeonatos de futebol, acontecimentos de outros países e muito mais. Nos fins do século XIX, os tubos de raios catódicos foram sendo aprimorados como transmissores de imagens à distância. Para então no ano de 1920, o escocês John L. Baird empregou os diversos princípios já desenvolvidos para esse tipo de tecnologia e montou um dos primeiros modelos de televisão com sistema semimecânico de televisor analógico, que se tem notícia. E dois anos depois, em fevereiro de 1928, imagens em movimento foram transmitidas por Baird de Londres para Nova Iorque.

E para os brasileiros, a televisão teve início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país. Cinco meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.

Esse meio de comunicação tem seu lugar garantido em muitos lares mundialmente, pois os telejornais, ou até mesmo as telenovelas são acompanhadas pelas familiar em seus lares, cada um com seu canal preferido. O importante é estar reunidos e todos conectados.


		A televisão foi o melhor meio de comunicação criado de todos os tempos
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã, foi em busca dos telespectadores ligados na TV.

A aposentada, Raimunda Vieira, conta sobre a primeira vez que assistiu televisão.

“Algo extraordinário quando era criança assistir à televisão pela primeira vez, éramos de família muito simples, e meus pais não tinha condições, morávamos na zona rural, e um dos fazendeiros da região, na época quando lançou a televisão comprou pra casa dele, e convidou as famílias próximas para ir assistir, foi então que reuniu aquele tanto de pessoas com seus bancos de madeiras, tamboretes, cadeiras de fio sentados olhando ali para aquele objeto quadrado com um tubo no fundo, com imagem ‘preto e branco’, contando os noticiários e as novelas da época” conta.

Raimunda Vieira, conta como foi a evolução tecnológica em assistir uma televisão já com imagens coloridas.

“Se com uma televisão na casa do vizinho próximo, em cores preto e branco já era algo extraordinário, imagina então quando tive a oportunidade de assistir uma televisão colorida, foi algo de encher os olhos, ficava ali admirada com os gestos das pessoas dentro daquele quadrado em forma de televisão, ficamos trocando de estação, para ter a certeza que todos os canais eram em colorido, então foi algo muito bom e olha que o dia que a transmissão da antena não estava boa, ficávamos arrasados, pois acompanhar as telenovelas era o desejo de todas as mulheres da minha época” diz

Raimunda Vieira, conta que a televisão é sua companhia fiel.

“Fico em casa o dia todo, cuidando dos afazeres domésticos, às vezes fazendo crochê, e a televisão é minha companhia, acompanho às missas pela televisão, os noticiários da cidade em horários de almoço e assim fico por dentro das informações sem sair de casa, mesmo sabendo que as vezes os noticiários tem mostrado muitas tempestades, guerras em outros países, assim ficamos bem informados de tudo” pontua.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias