Home / Cotidiano

Cotidiano

A música é a arte perfeita que exprime os sentimentos

A música têm o poder de cura, 22 de novembro celebra o Dia do músico

Imagem ilustrativa da imagem A música é a arte perfeita que exprime os sentimentos

Todos guardam dentro de si, um músico preferido ou canção ou até mesmo refrão de alguma música que tenha marcado parte da sua história de vida. Sejam elas músicas clássicas, gospel, pop, MPB, axé, sertanejo, sempre em alguma ocasião estamos a cantar sozinhos, no chuveiro, entre amigos, pelas ruas, passamos por músicos/cantores por alguns minutos da nossa vida. E vamos combinar que a música alegra nossa alma! Pois até os pássaros cantam, são belos compositores da Natureza.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como consequência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

A música representa o povo brasileiro, com suas melodias, harmonia e ritmos, mesmo pessoas leigas sobre timbre de voz, ou até mesmo sonoridade das canções têm seu músico preferido. Pois a música sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.

Cada região com sua cultura música, e instrumentos, outros países também são grandes apreciadores de grandes músicos. Mas o povo brasileiro são examinadores de músicos com manifestação artística e cultural de um povo repletos de alegrias e sentimentos.


		A música é a arte perfeita que exprime os sentimentos
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã, conversou com cantor gospel Gabriel Leal Rodrigues, que nos conta sobre o estilo musical religioso de grupos cristãos.

Gabriel Leal, conta como começou essa dedicação e paixão pela música Gospel.

"Minha história na música começou aos 5 anos de idade cantando na igreja Evangélica. E o estudo em canto começou aos 14 anos de idade, na escola de música Mezzo, que fica em Aparecida de Goiânia. Gratidão aos meus professores de canto 'Jennifer Matos' e 'Kalebe'. Meu instrumento favorito é piano. Instrumento a qual eu toco desde os meus 15 anos. A música gospel é uma peça fundamental para a humanidade, independente de religião! Afinal, nos altos e baixos da vida a música que nos inspira, que nos dar fé e esperança é a música Gospel. E eu tenho muito orgulho de fazer parte desse estilo musical a qual leva vida de Deus e esperança através da música" diz

Gabriel Leal, conta sobre as aulas mais difíceis e desafiadora que já realizou.

"A aula mais desafiadora com certeza foram as de divisão vocal" diz.

Gabriel Leal, conta sobre o instrumento/técnica vocal ,mais difícil de tocar/aprender.

"Com base na minha trajetória de estudos e dedicação, o instrumento mais difícil de tocar é o teclado.

-E a técnica vocal mais complicada de se aprender com certeza é o melisma.

-O teclado pelo fato de que é necessário saber a teoria de campo harmônico para executar os arranjos e dedilhados.

-E o melisma por ser a partir de 3 notas diferentes em um curto período de tempo. Todas as notas que forem executadas precisam ser bem definidas" diz.

Gabriel Leal, finaliza dizendo o que a música representa.

"A música representa tudo pra mim. Nos momentos difíceis da vida o que me acalenta é pegar o violão/piano e expressar tudo o que estou sentindo através da música. É o que me dar esperança, fé e força no dia mal. E levar todos esses sentimentos através da música é um privilégio muito grande a qual Deus me deu" pontua.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias