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Economia Azul gera 2 trilhões por ano para o Brasil e é responsável por 19% do PIB nacional

Um dos principais meios de importação e exportação que nosso país possuí é a navegação. E a mesma pode ser chamada de economia azul, afinal ela gera o equivalente a 2 trilhões por ano para o nosso país. E por ser um meio tão importante precisa ser lembrada neste dia 30 de setembro, não apenas pelas questões econômicas, mas também por ser utilizada desde os primórdios para orientação e deslocamento, e a sua importância ficou mais evidente nos séculos XV e XVI com o inícios das grandes navegações.

Quando falamos de Grandes Navegações, o primeiro país que vem à tona é Portugal, que se lançou como pioneiro na navegação e exploração do Oceano Atlântico, interessado, principalmente, na abertura de novas rotas comerciais. Portugal chegou a América em 1492 e no Brasil em 1500. A navegação a vapor se desenvolveu no Brasil, ao longo do século XIX, contribuindo para modernizar as estruturas da sua economia.

Denominado de Amazônia Azul, atualmente o litoral brasileiro representa uma das principais fontes de riquezas do País. Dados da Marinha do Brasil, apontam que dos mares são retirados cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País. Estimativas apresentadas pelo representante da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e comandante da Marinha, Rodrigo de Campos Carvalho, apontam que o mar rende R$ 2 trilhões por ano, o equivalente a 19% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos) nacional.

O economista e professor Mestre em desenvolvimento Regional, Aurélio Troncoso, destaca que a importação e exportação de materiais como o ferro e alimentos como os grãos, é feito por via marítima:

''Tudo aquilo que é importado e exportado, vem através do mar. Lembrando que quando chegaram no Brasil, Pedro Alvares Cabral, chegou em cima de caravelas. Os navios são os hoje os grandes transportes do mundo, para transportar alimentos, materiais já acabados ou manufaturas. Tudo isso acontece através da navegação, todos por via marítima. Via aérea é muito pouco, férrea não tem como ter muito entre os países, então a opção que temos (para exportar/importar) é a marítima'', afirma ele.

Vale ressaltar que o Brasil possui um total de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos e terminais marítimos e instalações aquaviárias.

''Temos portos de transporte, que recebe e é especializado em grãos, temos o Tubarão que é especializado em minério de ferro. Temos o porto de Santos, que é misto e quase tudo do Brasil sai por lá também. E temos também o porto de Manaus onde a gente recebe muita importação de produtos já acabados.'' conclui o economista e professor.

A ‘’economia do mar’’ é chamada de economia azul e ela surge a partir da necessidade de garantir a sustentabilidade ambiental e ecológica dos oceanos e mares, ao mesmo tempo em que há o crescimento da economia do mar. A economia azul aparece na vida do cidadão de diversas maneiras, seja na alimentação, já que a pesca é responsável por grande parte da provisão de alimento para a humanidade, na importação e exportação de produtos e até mesmo na extração de petróleo, que é a mais importante fonte de energia da atualidade.

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