Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia da infância: 'Toda criança tem necessidades e essas necessidades precisam ser atendidas'

“Eu quero que meus filhos tenham
Uma infância simples como a minha
Que a gente não tinha dinheiro
Mas, paz e liberdade, tinha”. (Infância Simples - Junior Vianna).

A infância é uma fase muito importante da nossa vida, principalmente a primeira infância, porque é onde o indivíduo aprende muito e de forma rápida.

"As crianças absorvem todo tipo de informação, emoções e experiências em que são expostas e mesmo que ela não compreenda 100% de uma determinada situação, os sentimentos e as palavras ali inseridos são incorporados por ela. Por isso é importante ter uma boa infância, porque quando a criança está em um ambiente de brigas constantes, falta de estímulo, em condições extremas de pobreza, desnutrição, esses fatores vão combinar na absorção somente de estímulos negativos, o que prejudica o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento social da criança", explica a psicóloga Michelle Branquinho.

Segundo a profissional, a boa infância é algo que nós entendemos como uma estrutura familiar sólida, dedicado aos cuidados da criança que garante momentos de lazer, assistência médica, educação, moradia e essa criança é protegida de violência, abandono, exploração, discriminação e outros fatores.

Para ela, isso vai gerar bem-estar e qualidade de vida infantil que estão intimamente ligados a uma vivência sadia durante a fase do desenvolvimento inicial da vida, que é a principal fase.

"Muitas vezes parece muito, mas é atender as necessidades básicas da criança. Toda criança tem necessidades e essas necessidades precisam ser atendidas", ressalta.

De acordo com Michelle, os pais e responsáveis pela criança precisam garantir, permitir e promover o desfrutar da vida dela de maneira mais saudável.

"É importante que os pais se preocupem em definir um bem-estar infantil, garantindo que essa criança cresça em um lar seguro e cercado de amor, ou seja, um ambiente em que a criança encontre proteção, carinho, afeto e plenas condições de se desenvolver. Quanto mais hostil o ambiente, mais dificuldade essa criança vai ter de se desenvolver", pontua a psicóloga.

A profissional explica que as crianças são naturalmente agitadas, elas correm, pulam e brincam o dia todo e isso é absolutamente normal. Inibir as crianças vai fazer com que elas fiquem estressadas e entediadas. É preciso permitir que ela seja ela mesma, se desenvolva, tenha disposição e gaste a energia da própria idade.

“A minha infância não foi muito legal, por isso, faço o possível para ver meus filhos vivendo uma boa infância. As vezes eles querem ser adultos, mas eu sempre os lembro que ser criança é a melhor parte da vida”, afirma a cabeleireira Tatiely de Almeida Silva.

Tatiely tem quatro filhos: duas meninas de 10 anos e 9 anos e dois meninos de 7 anos e 1 mês. Eles estudam no período da manhã, fazem balé, aula de canto e aula de violão durante a tarde e alguns finais de semana eles passam com o pai.

“Também sempre vão para a igreja comigo, gostam de clube, de brincadeiras antigas como peteca, bete, pique bandeira, elástico e o que mais gostam de fazer é de banhar de piscina”, relata Tatiely.

Confira 5 habilidades que a criança precisa desenvolver para se tornar um adulto saudável, segundo Michelle:

1- Vínculo seguro

O vínculo seguro se trata de proporcionar à criança uma sensação de pertencimento, de segurança, de deixar essa criança saber que as necessidades serão atendidas e que seus pais estarão presentes e disponíveis sempre.

2- Autonomia

Dar autonomia para a criança é permitir que ela gradativamente, de acordo com a sua idade, conheça e experimente o mundo. Permita que ela viva experiências dela, dentro da sua idade, proporcional à cada etapa, mas isso é importante.

3- Limites

A imposição de limites é um fator importante para aquisição de autocontrole e é por meio dos limites que a criança aprende a lidar com os seus desejos, suas frustrações, respeitar direitos, respeitar a vontade do outro. Às vezes, adiar gratificações, às vezes ser tolerante com o que os outros fazem.

4- Orientação para si

 Aprender a olhar para a criança e tratar com respeito os desejos e aspirações dela vai ensinar que ela olhe para si mesmo e isso ajuda na autoestima dela. Dar liberdade para expressar as necessidades e seguir as suas aptidões e preferências ajuda com que ela esteja bem consigo e isso é muito importante.

5- Espontaneidade

Dar para a criança a liberdade de expressão. É importante dar espaço para as crianças para que elas sejam espontâneas com seus sentimentos e impulsos. Muitas vezes elas vão chorar mesmo, vão ficar irritadas, mas, por exemplo, existe muita questão sobre a birra, porque que as crianças dão birra e a birra, na verdade, é uma expressão de não saber lidar com sentimentos e com as emoções. Então, se essa criança não aprende em casa ela vai dar birra no shopping, ela vai dar birra no restaurante, ela vai dar birra na loja de brinquedos. e ela vai dar birra no parquinho porque ela não aprendeu a expressar as emoções dela e aquelas emoções vão ficando guardadas e ela vai explodir.

Então, aos poucos, a criança vai entendendo melhor seus sentimentos e aprendendo a expressá-los e isso é muito importante. Nós precisamos ensinar a criança a balancear entre os momentos de prazer e os momentos dos deveres dela e isso fecha 5 habilidades que essa criança precisa desenvolver para se tornar um adulto saudável.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias