Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cerrado: Dados apontam que é o bioma mais atingido por focos de incêndios florestais em 2022

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o cerrado queima em níveis recorde neste ano. Até agosto, foram registrados 20.095 pontos de incêndio no bioma, número superior ao que foi identificado na Amazônia, 16.874, e na Mata Atlântica, 4.684, conforme o Inpe.

A marca da destruição no cerrado corresponde a quase metade das queimadas em todo o Brasil, representando 45% do total. Somente em maio, foram 3.578 focos, o pior número para o mês desde que o levantamento começou a ser feito por satélite, em 1998.

Conforme as estatísticas do Inpe, os focos de incêndio florestais aumentaram 283% entre janeiro e julho no Brasil. Mato Grosso, estado onde o cerrado corresponde a 40% da vegetação natural, tem sido o mais afetado. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, estima-se que 137 espécies conhecidas de animais do bioma estão ameaçadas de extinção.

Segundo o Inpe e, conforme noticiou o Correio Braziliense, entre os principais problemas decorrentes das queimadas, estão a perda de patrimônio socioambiental e cultural, como as áreas de uso familiar ou coletivo atingidas pelo fogo, as faixas de florestas e de cerrado que representam habitats para muitas espécies animais e vegetais.

Em uma cartilha, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) reforça alguns dos pontos em que a população deve ter cuidado. Entre eles, sempre tirar o mato ao redor dos pontos em que serão acesas fogueiras ou velas e, ao fim, apagar as brasas com água ou terra; manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças; apagar as bitucas de cigarro e jamais descartá-las em ambientes florestais.

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias