Cotidiano

Norte goiano terá duas escolas de tempo integral

Colégios estaduais Alfredo Nasser, de Uruaçu, e Paulo Francisco da Silva, de Niquelândia, serão convertidos em Centros de Ensino em Período Integral

diario da manha

Colégios estaduais Alfredo Nasser, de Uruaçu, e Paulo Francisco da Silva, de Niquelândia, serão convertidos em Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), com jornada escolar de 9 horas diárias, três refeições por dia, currículo dinâmico e flexível. Ampliação atende meta do Plano Nacional de Educação. Governador Ronaldo Caiado defende aprendizagem “com qualidade de primeiro mundo para que nossos jovens sejam competitivos e vencedores na vida”

A partir do segundo semestre deste ano, os municípios de Uruaçu e Niquelândia terão mais uma escola de tempo integral na rede pública estadual de ensino. O Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Uruaçu, e o Colégio Estadual Paulo Francisco da Silva, de Niquelândia, serão convertidos em Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), com jornada escolar de 9 horas diárias, três refeições por dia e currículo dinâmico e flexível.

Com os novos Cepis, tanto Uruaçu quanto Niquelândia passarão a ter três escolas estaduais de tempo integral. Ao todo, a rede estadual de ensino em Goiás possui, atualmente, 151 escolas de tempo integral e está em processo de implantação de mais 13 unidades para o segundo semestre.

“Não descuidamos um minuto da educação dos nossos jovens do Estado de Goiás”, defendeu o governador Ronaldo Caiado. “A preocupação é proporcionar aos alunos um ambiente cada vez melhor, adaptado para desenvolverem sua capacidade, seu potencial criativo, ampliar a oferta de laboratórios e dar condições para que o ambiente escolar seja o melhor possível”, destacou.

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“Essa é nossa meta, como governador do Estado e com minha secretária de Educação, nossos professores, professoras, coordenadores: fazer uma educação de primeiro mundo aos nossos jovens para que eles sejam competitivos e vencedores na vida”, defendeu Caiado.

A ampliação do número de Cepis atende a meta 6 do Plano Nacional de Educação e a meta 3 do Plano Estadual de Educação, segundo as quais a educação em tempo integral deve ser ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atenda, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica pública, até 2024.

Segundo a superintendente de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Rocha, o motivo da ampliação é a oferta de mais oportunidades de aprendizagem para os alunos, principalmente quando há aulas e metodologias diferenciadas, como é o caso do modelo de escola de tempo integral.

“Quanto mais a gente amplia o tempo do estudante na escola, com aulas diferenciadas, mais oportunidades de aprendizagem o aluno tem. É um investimento para o futuro”, afirmou a superintendente.

Novos Cepis
Um dos diferenciais da escola de tempo integral é o currículo dinâmico e flexível, que dá mais autonomia ao aluno. Além dos componentes curriculares obrigatórios, a escola oferece disciplinas escolhidas pelo estudante de acordo com seus interesses e afinidades, em diferentes áreas do conhecimento.

A assessora pedagógica da CRE de Uruaçu, Simone Gomes, afirma que a transformação do Colégio Estadual Alfredo Nasser em Cepi deixou os estudantes animados: “Os alunos estão muito interessados nas eletivas. Todo mundo está querendo mandar sugestão”, explicou a assessora, referindo-se aos componentes curriculares que são definidos pelos estudantes.

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