Home / Cotidiano

COTIDIANO

As novas rotas na região Central

A Prefeitura de Goiânia criou novas rotas na região Central da cidade devido ao avanço das obras do BRT Norte Sul que chegou até a Praça Cívica. As modificações começaram a valer desde o último sábado (24). Com isso, técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) trabalharam em novas alternativas e permitirão ao condutor chegar ao destino de forma mais rápida.

O secretário de Mobilidade, Horácio Mello, explica que foi criado um novo anel externo na Praça Cívica. Segundo ele, de acordo com dados da pasta, menos de 10% dos carros que circulam no local tem destino à própria Praça. “Com esse novo corredor externo o automóvel terá mais fluidez. Mesmo com as obras, os estudos de engenharia apontam que os novos caminhos darão mais agilidade às pessoas que circulam na região Central”, afirma.

O BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e foi dividido nesses dois trechos: o trecho I, do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, e o trecho II, do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da cidade, passando pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chegando até o Terminal Isidória, na região Sul. A expectativa da Seinfra é entregar o trecho II do BRT em outubro de 2021 e o trecho I em 2022.

Mudanças devem ser definitivas, de acordo com estudos
As vias que terão sentido invertido deverão permanecer com o fim da obra. “Todos os estudos que estamos fazendo apontam como melhor para a fluidez local. Pelo estilo radiocêntrico da cidade todas as artérias são direcionadas para a Praça Cívica, e com essa nova circulação, quem desce a Assis Chateaubriand, Avenida 85, 84, 83 poderão virar à direita na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) e com a circulação contrária não era permitido, era uma conversão à esquerda”, afirma Horácio Mello.

Em efetivo de 80 agentes, faixas aéreas, panfletos, new jerseys, parceria com aplicativos de navegação, além da comunicação por meio de veículos de imprensa, darão aos cidadãos os suporte necessário. “Todas as nossas equipes estarão nas ruas e toda sinalização foi realizada”, assegura o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Veja como ficam as novas rotas
Vias que terão sentido de circulação alterado: 1. Inversão do sentido da Rua Dr. Olinto Manso Pereira ( Rua 94), da Av. Assis Chateaubriand à Rua 10. 2. Inversão do sentido da Rua 14/Rua 1/Rua 12, da Rua 10 à Alameda dos Buritis 3. Inversão do sentido da Rua 13/Rua 2/Rua 15, da Alameda dos Buritis à Rua 19.

Novos caminhos:
1. A Alameda dos Buritis terá conversão para a Rua 13 sentido Avenida Goiás, tanto para quem vem da Assembleia Legislativa, quanto para quem vem da Praça Tamandaré.

2. A Alameda dos Buritis x Rua Dona Gercina Borges (sentido Leste/Oeste) não terá permissão de conversão à esquerda para acesso à Praça Cívica.

3. A Avenida Assis Chatebriand terá conversão para a Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) com acessos às Ruas 85, Rua 84, Rua 83, tanto para quem vem da Assembleia Legislativa, quanto para quem vem da Praça Tamandaré

4. A Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) terá conversão à direita e à esquerda nas Rua 85, Rua 84, Rua 83 e Rua 10, esta última dando acesso à parte inferior do novo anel, seguindo pelas Ruas 14/ 01/ 12, com semaforização no cruzamento com Alameda dos Buritis, permitindo conversão à direita e à esquerda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias