Cotidiano

Goiânia já aplicou quase 650 mil doses

Com 14% da população imunizada, Capital tem cobertura acima da média nacional. Número equivale a duas Rio Verde, uma Trindade e uma Goiatuba

diario da manha

A campanha de vacinação em Goiânia atingiu a marca de 14% da população totalmente imunizada com duas doses de vacina. O percentual está bem acima da média nacional, que é de 10,87%. Ao todo, foram 644.795 doses aplicadas na capital, sendo que 432.005 receberam uma dose e 212.790 duas doses do imunizante.

Goiânia também está acima da média nacional quando se trata da aplicação de primeira dose. São 27,6% da população vacinada na capital e 23,42% no restante do país. A título de comparação, os números equivalem a duas Rio Verde, uma Trindade e uma Goiatuba.

O Plano Municipal de Vacinação continua avançando na capital. Nesta terça-feira (8/6), teve início a imunização de pessoas com 56 anos de idade. Paralelamente também ocorre a vacinação de pessoas com comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde e profissionais da Educação pública e privada, além de trabalhadores aeroportuários. O atendimento precisa ser agendado pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

MACHISMO NO AUTOMOBILISMO

Neste último grupo, em apenas 10 dias de campanha, mais de 16 mil trabalhadores da Educação foram vacinados, uma média de 1.600 profissionais por dia. Conforme novas doses do imunizante forem disponibilizadas o atendimento será ampliado para os demais trabalhadores da Educação do ensino superior, pós- -graduação, ensino técnico profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos.

Secretário Municipal de Saúde, Durval Pedrosa enfatiza a importância de todos se vacinarem a medida em que chegar a vez de cada um. “O cidadão vai proteger a si, a sociedade e também o sistema. O impacto da vacinação na ocupação de leitos é visível em outros países. Além disso, apenas quando atingirmos um percentual substancial de pessoas vacinadas é que conseguiremos controlar a pandemia”, diz.

O prefeito Rogério Cruz também estimula a população a procurar os postos de vacinação. Cruz ainda ressalta o trabalho dos profissionais da Saúde ao longo da pandemia. “É uma dedicação incrível. São pessoas que estão trabalhando em diversas frentes, seja no atendimento de pacientes ou na vacinação. São verdadeiros heróis desse período tão difícil que estamos vivendo”, avalia.

Comentários