Home / Cotidiano

COTIDIANO

kajuru pode ser expulso do partido Cidadania

A executiva nacional do Cidadania pede a retirada do senador Jorge Kajuru (GO) nessa segunda-feira (12). A base do cidadania entrou em um consenso e considerou que Kajuru agiu como alguém “submisso” na conversa que teve com presidente Jair Bolsonaro no último sábado. Caso o senador não aceite o pedido forma de retirada, os dirigentes do partido abrirão um processo de expulsão do mesmo.

Na conversa entre Kajuru e Jair Bolsonaro que foi divulgada nas redes sociais. Bolsonaro orienta o senador a direcionar os trabalhos da CPI da Covid de forma que as investigações não o prejudiquem, além de ataques coordenados ao Supremo. Ele não contesta as orientações e segue a relatar sobre o avanço nos pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota o presidente Nacional do partido Cidadania, Roberto Freire, ressaltou sobre o caso.

“Defesa irrestrita do Estado Democrático, dos valores republicanos e da separação entre os Poderes, especialmente do papel da Suprema Corte como guardiã da Constituição. Esses valores são diametralmente opostos aos observados na conversa do senador Jorge Kajuru com o presidente Jair Bolsonaro, em que flagrantemente se discute e se comete um crime de responsabilidade. E, nesse sentido, o partido fará um convite formal, com todo o respeito pelo senador, para que ele procure outra legenda partidária”.

Para o Cidadania, eles reafirmam a defesa, e considera intolerável a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia.

E além disso afirma: O Cidadania também reafirma a defesa irrestrita do Estado Democrático, dos valores republicanos e da separação entre os Poderes, especialmente do papel da Suprema Corte como guardiã da Constituição.

Esses valores são diametralmente opostos aos observados na conversa do senador Jorge Kajuru com o presidente Jair Bolsonaro, em que flagrantemente se discute e se comete um crime de responsabilidade. E, nesse sentido, o partido fará um convite formal, com todo o respeito pelo senador, para que ele procure outra legenda partidária.

Por fim, o Cidadania condena, de forma veemente, não apenas a interferência do Executivo no Senado Federal como também a tentativa clara de intimidação aos ministros do STF, o que também deve ser merecedor de total repúdio da sociedade brasileira.

Mais sobre o discurso completo.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias