Home / Cotidiano

COTIDIANO

A rotina nos escritórios pós pandemia

Quando o pior da pandemia causada pelo coronavírus for superado e houver o início de uma retomada do trabalho presencial nos escritórios, muita coisa será diferente para os trabalhadores. Há quem diga que vamos voltar ao normal, já outros acreditam na nova realidade.

Um exercício realizado por Marcelo Barbosa, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e sócio do escritório Bacco Arquitetos, tentou esboçar como será essa volta aos escritórios.

Na visão do professor, haverá muita automação, aumento do uso da tecnologia, uma tentativa de aproveitar a ventilação natural e obviamente mais espaço entre as estações de trabalho.

"A mudança no escritório vai passar por uma transformação digital muito grande", afirma Barbosa. "Por voz será possível fazer uma série de comando, como acender a luz e ligar um equipamento."

A maioria das áreas devem ser automatizada para evitar o toque e o compartilhamento de objetos.

Com a popularização do home office para muitas categorias, a expectativa é que a rotina de trabalho possa ser mais híbrida – com divisão entre dias presenciais e em casa –, o que deve permitir uma circulação menor de pessoas no trabalho.

Para dar conta de manter todos os funcionários conectados, os escritórios também devem ganhar um espaço para armazenar mais servidores.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias