Home / Cotidiano

COTIDIANO

Comércio não essencial volta a funcionar em Goiânia

Com o comércio não essencial fechado há quase um mês, a prefeitura de Goiânia, permite a reabertura dos mesmos. O novo decreto passa a valer nesta quarta feira (31), seguindo o modelo proposto pelo governo estadual. O escalonamento de 14x14, ou seja, todas as atividades ficam abertas por 14 dias e voltam a fechar após o período.

A medida é necessária a fim de conter a grande disseminação da Covid-19 entre a população. Contudo, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), explicou que a medida foi tomada, após os casos demonstrarem estabilidade em Goiânia. A Secretária Municipal de Saúde (SMS), divulgou na última terça feira (30), um boletim da capital, onde 132.384 pessoas contaminados, sendo 3.602 mortes.

Na rede hospitalar, 11.105 pacientes estão sendo tratados, onde 4.934 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ontem (30), a taxa de ocupação nas enfermarias era de 95% e nas UTIs chegava a 94%.

As unidades do Vapt Vupt também retornam as atividades nesta quarta feira. O comércio reabre seguindo todas as regras de segurança estabelecidas pelo novo decreto, redigido no domingo (28). Os horários de funcionamento ficaram definidos por setores:

  • Comércio Geral: das 9h às 17h;
  • Prestação de serviços (geral): das 12h às 20h.

Comércio geral, são considerados aqueles que vendem produtos direto ao consumidor, como por exemplo a Rua 44. A prestação de serviços vende a mão de obra, como escritórios de contabilidade, advocacia, agência de turismo, unidades de fisioterapia direcionadas exclusivamente à reabilitação e das unidades de psicologia.

Regras de funcionamento por setor:

  • Bares e restaurantes: das 11h às 23h;
  • Shopping center, galeria, centro comercial e congêneres: das 10h às 22h;
  • Salões de beleza e barbearias: das 12h às 21h.
  • Bares e restaurantes: lotação máxima de 50% da capacidade de pessoas sentadas, autorizada a apresentação, exclusivamente, de música ao vivo do tipo “voz e violão” limitada a 2 integrantes;
  • Academias, quadras poliesportivas e ginásios (horário das 6h às 22h): lotação máxima de 30% da capacidade de acomodação;
  • Cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas:
  • Lotação máxima de 30% da capacidade de pessoas sentadas;
  • Intervalo mínimo de 3 horas entre as missas, cultos e reuniões similares para realizar a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes;

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias