Cotidiano

Procon Goiás alerta Consumidores sobre vazamento de dados

O alerta visa conscientizar consumidores dos possíveis riscos de fraldes e golpes após vazamento de dados de clientes das operadoras (Tim, Vivo, Oi e claro)

diario da manha

No último dia 12 de fevereiro, o Ministério da Justiça notificou as operadas de telefonia móvel para prestarem esclarecimentos sobre o vazamento de dados de consumidores das linhas – Claro, Oi, Tim e Vivo.

Segundo a empresa Serasa Experian, não há indícios que houve vazamento de dados em seus sistemas, e portanto não há confirmação do ocorrido.

Recentemente mais de 100 milhões de celulares tiveram seus dados vazados. O que tem preocupado milhões de brasileiros, já que essa soma ultrapassa 220 milhões de vítimas desde o ano passado.

Diante dessa situação, o Procon Goiás juntamente com o Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) recomenda aos consumidores algumas medidas de segurança cibernética para evitar que se tornem vítimas de eventuais fraudes e golpes. As ações visam alertar a todos que é preciso ter cuidado.

Dentre as dicas dadas, é importante que nenhum consumidor repasse seus dados a terceiros. Considere trocar as senhas bancárias de cartões de débito/crédito (se preciso, cartões físicos e online). Senhas de celulares, e e-mail.

Para maior proteção ative a autenticação de duas etapas, que previne invasão da conta e facilita na recuperação da mesma. Também é importante redobrar a atenção ao clicar em links e sites suspeitos, mesmo que tenha sido enviado por pessoas conhecidas.

Fique atento! Em caso de ligações envolvendo o suposto sequestro de parentes, ou qualquer ação envolvendo dinheiro. Ligue para o parente referido na ligação e não faça nenhum tipo de transferência bancária. Em casos de golpe ligue para a polícia.

Atendimento especializado.

Polícia: 190

Procon: 151

Delegacia de crimes Cibernéticos:  (62) 3201-2650

Para entrar em contato com qualquer empresa entre em Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)

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