Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretaria de Saúde de Goiás recebe certificação em transparência pública

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu, na terça-feira (26/01), o Selo Ouro da edição 2020 do Prêmio Goiás Mais Transparente. A entrega do troféu e certificado foi feita ao titular da pasta, Ismael Alexandrino, pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller. A premiação, que é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), pela primeira vez contou com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) na avaliação dos itens dos portais de transparência das secretarias, autarquias, fundações e empresas públicas do Estado.

“A transparência é um compromisso da atual gestão do Governo de Goiás e na Secretaria de Estado da Saúde estamos comprometidos em buscar sempre um trabalho transparente, garantindo o acesso à informação para o cidadão e órgãos de controle”, ressaltou Ismael Alexandrino ao falar da 2ª edição do Prêmio. A premiação avalia a transparência ativa (informações divulgadas nos sites) e passiva (informações solicitadas pelo cidadão) das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades públicas do Estado.

O prêmio visa reconhecer os esforços de órgãos e empresas (sociedades de economia mista controladas pelo Estado) e estimular o aperfeiçoamento contínuo para o atendimento de exigências legais e de melhores práticas de entrega de informações para a sociedade. E, ainda, possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e para a melhoria dos serviços prestados pelo Estado à sociedade, e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida.

O resultado impressionou positivamente os realizadores da competição. Dos 53 participantes, 40 alcançaram a categoria máxima em seus portais de transparência. Os órgãos atingiram acima de 75% da pontuação máxima estabelecida pelos critérios definidos pelo TCE e CGE para suas páginas de acesso à informação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias