Home / Cotidiano

COTIDIANO

Projeto social constrói bibliotecas para crianças carentes

A 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro, realizada pelo Ibope, mostra um cenário ruim sobre os hábitos de leitura dos brasileiros. O número de leitores no Brasil diminuiu de 56% para 52%. No entanto, apesar do número de leitores no geral ter caído, cresceu o de crianças leitoras entre os 5 e 10 anos.

Com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças, Ricardo Cabello, presidente da Organização Não Governamental (ONG) Nunca Desista dos Seus Sonhos, arrecada livros infantis e monta bibliotecas nas creches carentes. Em Goiânia, cinco bibliotecas foram entregues.

No início de dezembro, foi finalizada a primeira biblioteca em Aparecida de Goiânia. Segundo Ricardo, a intenção do projeto é universalizar o acesso à leitura na primeira infância, criando igualdade de oportunidade para crianças que não têm uma biblioteca disponível ou não têm condições de comprar livros.

"Acreditamos que só a educação pode transformar o mundo num lugar mais justo e menos desigual. Livros ampliam horizontes e transformam vidas", diz.

Para arrecadar recursos, Ricardo abriu uma loja que vende camisetas, canecas, quadros, almofadas e outros objetos. O local também se tornou o ponto oficial de coleta de livros, já que antes deixava uma caixa em academias e comércios da cidade.

Autor do livro Nunca Desista dos Seus Sonhos, Ricardo destina todo o valor da venda do livro para o projeto social.

A principal atividade da ONG é a arrecadação de livros e montagem de bibliotecas, mas também outras ações sociais são realizadas, como aniversários solidários, Dia das Crianças e Natal Solidário.

O perfil no Instagram da ONG já tem 18.600 seguidores. Na página é possível acompanhar as atividades realizadas e participar de sorteios que visam arrecadar recursos para a construção das bibliotecas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias