Home / Cotidiano

COTIDIANO

O prefeito Íris Rezende conclui mais de 60 anos de vida pública

Com 62 anos dedicados à vida pública, o atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), finaliza oficialmente sua carreira política nesta sexta-feira (18). Ele continua no cargo até 31 de dezembro, mas permitiu antecipar o seu discurso de despedida.

Iris tem em seu currículo diversos mandatos e cargos na administração pública. Mas agora considera a decisão tomada ainda em agosto, quando anunciou que não iria mais se candidatar para funções políticas.

Em seu pronunciamento, Iris Rezende agradeceu à imprensa e a população goiana e destacou que, apesar de estar deixando a vida pública, quer seguir mantendo contato com os moradores de Goiás.

"Não quero me distanciar de vocês. Não vou me candidatar mais, não vou ocupar cargo público mais. Mas quero conviver com a população", considerou.

O prefeito ainda manifestou seus planos de agora para frente. Ele declarou que irá dividir seu tempo entre o exercício do direito, área na qual tem formação e os cuidados com suas terras, em Goiás e Mato Grosso.

"A preferência que me foi dada pela população de Goiás na advocacia, eu fui investindo meus honorários. Comprei umas terras em Britânia [região noroeste do estado], onde tenho uma fazenda, não muito grande, criação de gado, e comprei uma gleba de terra no Mato Grosso. Lá, há 20 anos, me tornei produtor rural. Tenho 6 mil hectares de lavoura. Esse ano eu colhi 300 mil sacos de soja", contou.

"Eu vou ficar aqui atendendo no meu escritório. Estando em Goiânia, eu estou no escritório. Não vou fugir daqui não. Vou atendê- los. Quando tiverem saudade ou interesse em conversar comigo. Não vou ficar aí escondido, não", completou.

Carreira

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, na região sul de Goiás. Em 1949, mudou- se com familiares para Goiânia, onde iniciou sua militância política ainda na adolescência. Formou- se em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano após, em1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar, antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Conforme o site G1, entre as atribuições, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias