Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mulheres protestam reivindicando cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020, em Goiânia

Na manhã desta terça-feira (1°), um agrupamento de manifestantes fez um protesto em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Goiânia, reivindicando o cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020. Compareceram ao movimento mulheres de grupos feministas e representantes de partidos eleitorais.

Segundo a representante do PSOL e Coletiva Trafem, Geovanna Xavier de Souza, o ato reuniu cerca de 100 pessoas, maioria mulheres. Elas usaram cartazes com pedidos de respeito e punição aos partidos. A manifestação iniciou às 10h e teve encerramento às 13h30.

"Queremos o respeito da cota de 30% das mulheres candidatas por partido. Um terço dos vereadores eleitos este ano, os partidos não respeitam as regras", afirmou.

O Tribunal Regional Eleitoral informou que não consegue processar quantos, nem quais partidos goianos descumpriram com a regra.

Desde 1997, a lei eleitoral brasileira exige que os partidos respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais.

Para a advogada especialista em Direito Eleitoral, Marina Moraes, explicou que, caso haja uma comprovação de fraude na composição da chapa, com o registro de candidatas fantasmas para cumprimento da taxa de 30%, o partido é penalizado. Toda a chapa cai, ou seja, todos os candidatos eleitos, sendo homens ou mulheres tem a candidatura cancelada.

"No entanto, isso não quer dizer que o candidato vai se tornar inelegível. Vai depender da investigação para saber até que ponto cada candidato possa ter colaborado ou não com a eventual fraude", completou.

Segundo o site G1, enviou uma nota para o Ministério Público Eleitoral de Goiás, por e-mail, às 12h24, questionando se o órgão apura as supostas fraudes e aguarda retorno.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias