Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás registra queda no número de doadores de sangue, durante a pandemia

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), o Hemocentro e o Araújo Jorge, em Goiânia, se encontram com estoques baixos de bolsas de sangue. E os bancos de sangue de hospitais e unidades de saúde de Goiás apontaram queda no número de doadores durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o Hemocentro, a carência é de 36%, pelo quinto mês consecutivo. O número é o mais alarmante no histórico da unidade.

Anteriormente, cerca de 100 pessoas doavam sangue no Hemocentro por dia. Esse número, por conta da pandemia gira em torno de 70 voluntários. Já no Hospital Araújo Jorge, a diminuição chegou a 40%, no número médio de doadores por semana. Para a supervisora do banco de sangue da unidade, Aline Fernanda de Souza, a situação é preocupante.

"O estoque vai caindo e vai baixando, mas as cirurgias não param e os pacientes também não param de chegar", confirmou a supervisora.

Demanda por doações

Além da queda no número de doadores, a demanda por bolsas de sangue aumentou. No Hugo, cerca de 600 bolsas de sangue já foram usadas na primeira quinzena de dezembro, quantidade que costumava atender o mês inteiro.

"Quem cadastrou uma vez é necessário que continue doando e não doe uma única vez, ou só porque tem alguém conhecido precisando de sangue, mas doe regularmente. A tendência é que, se a gente não melhorar o número de doações, pode sim faltar sangue, ressaltou Denyse Goulart, diretora-geral do Hemocentro.

Para incentivar as doações e aumentar o estoque de bolsas de sangue, as unidades do Hemocentro em Goiânia, Jataí, Rio Verde, Ceres, Catalão, Quirinópolis, Iporá, Formosa e Porangatu irão funcionar em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro, das 8h às 12h. Já nos outros dias, exceto feriados, o expediente continua sendo das 8h às 18h.

Doadores

Para doar, é necessário agendar uma doação no site do Hemocentro ou no número 0800 642 0457. O agendamento é uma medida cautelar para evitar aglomerações. A doação de sangue pode ser usada em transfusões, cirurgias e em pacientes que estão em tratamento por causa de alguma doença.

No Hospital Araújo Jorge, o banco de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Rua 239, n° 181, Setor Leste Universitário. Não é necessário agendar.

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário pesar mais de 50 kg, estar saudável, ter entre 16 e 59 anos e apresentar documento com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis.

A orientação é que doadores acima dos 60 anos fiquem em casa, pois fazem parte do grupo de risco. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação.

Conforme o site G1, já para a vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas e pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19, devem ficar 14 dias sem doar. Quem for considerado caso suspeito ou confirmado, só será possível doar 30 dias após não ter mais sintomas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias